logo-ferias-now

Cuidados importantes com o carro na viagem

Viajar com o próprio carro tem uma série de vantagens, mas também exige cuidados que começam semanas antes da data de partida  e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Talvez você saiba da importância de manter o veículo em bom estado para pegar a estrada, o que você pode não saber é que as estradas brasileiras representam riscos fatais por inúmeras razões, sendo a principal delas a negligência dos condutores.

Se você quer ter uma viagem segura e tranquila, precisará fazer alguns investimentos antes de partir e, durante o percurso, fazer escolhas sábias e ter muita providência para  não se envolver em nenhum acidente.

A seguir, você vai aprender alguns passos necessários para fazer antes de iniciar uma viagem de carro.

Dicas para viajar de carro

Faça uma manutenção

Não deixe a manutenção veicular para o último momento! Assim que você decidir viajar de carro, envie o automóvel para uma revisão na sua oficina mecânica de confiança.

Alinhamento e balanceamento do veículo são serviços que precisam estar em dia antes de qualquer viagem. Mas não é só isso, peça avaliação dos freios, troque o óleo se necessário e reveja toda a parte elétrica do carro.

Planeje o caminho

Quais são as vias que você vai percorrer entre a origem e o destino da viagem? São estradas estaduais? Federais? São trechos concedidos para empresas? Têm pedágio? Qual a situação atual da via? Quais os pontos de perigo?

Essas informações são importantes para qualquer condutor que vai viajar de carro e você vai encontrar informações sobre isso em sites da Polícia Federal Rodoviária, nas redes sociais da cidade de destino e em portais de notícias locais.

Redobre a atenção

A direção defensiva exige muita atenção. A falta de cuidado dos demais motoristas pode interferir na qualidade da sua viagem.

Acidentes atrapalham o trânsito e deixam sua viagem mais longa.

Caminhões na pista dificultam a visualização e qualquer ultrapassagem se torna ainda mais perigosa.

Esteja ciente dos perigos possíveis que irá enfrentar e redobre os cuidados na direção. Vai enfrentar muitas horas dirigindo? Se não tiver com quem revezar, cogite fazer paradas para descanso.

Contrate um seguro

Não podemos controlar o que pode acontecer ao longo da viagem.  Por isso, ter o apoio de uma seguradora é muito importante quando se viaja de carro.

E hoje o mercado oferece opções para todos os públicos. Você pode optar tanto por proteção veicular ou seguro de automóvel e encontrar o melhor custo-benefício para te proteger de qualquer eventualidade.

Vale a pena viajar de carro?

Sim, vale a pena fazer viagens de carro e essa opção é válida até para longas distâncias. Mas você precisa seguir nossas dicas para ter uma viagem tranquila.

Na dúvida, cogite outras opções como locação de veículos que é uma forma de ter acesso a um carro mais novo e com as manutenções em dia.

Aproveite as vantagens de ter um carro e faça viagens com ele, conhecendo as belezas do nosso país e curtindo dias de descanso e diversão. Tomando os devidos cuidados é possível aproveitar muito a viagem de carro.

Leia também: Lista do que levar para viagem: Aprenda a fazer aqui!