8 mercados para conhecer no Brasil e no mundo

Desde o início das grandes civilizações, os mercados fazem parte do dia a dia das pessoas. Inclusive, muitas cidades se desenvolveram a partir de um mercado, que comumente era utilizado para as pessoas trocarem seus produtos, conversar e adquirir os itens de necessidade. Atualmente, esse hábito se mantém de forma mais organizada e com foco no turismo, sendo possível conhecer opções que existem há séculos e outras mais modernas. Os mercadões atraem visitantes que querem conhecer mais sobre a cultura, costumes e culinária local, sendo um passeio bastante enriquecedor. Portanto, se você está pensando em viajar, conheça alguns dos mercadões mais interessantes do Brasil e do mundo para visitar.

1 – Mercado Velho, Itajaí, Santa Catarina

Muitas pessoas procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de investir ou morar na região, que possui excelente economia, opções de lazer variadas e infraestrutura de qualidade. Um apartamento novo na Praia Brava é a opção mais disputada, com muita modernidade e opções de alto padrão. Tudo isso contrasta com o mercado municipal, criando uma harmonia única e um charme diferenciado para a região. 

Com mais de 100 anos, o Mercado Velho em Itajaí é um dos melhores lugares da cidade para apreciar o artesanato da região e conhecer a cultura local. Com ótima infraestrutura, é possível saborear petiscos e pratos típicos ao ar livre, no pátio interno, sendo uma ótima alternativa para happy hours e confraternização com os amigos ao final do dia. 

2 – Mercado Roma, Cidade do México, México

Esse mercado é um tipo de galpão que abriga diversos estabelecimentos que funcionam em balcões abertos, oferecendo os mais diferentes tipos de refeições. Esse é o lugar ideal para jovens descolados, pois é um ambiente bastante badalado e, claro, perfeito para experimentar as iguarias mexicanas. Com um ar requintado, gente bonita e comida saborosa, o local conta com preços justos e bancas com os mais variados tipos de produtos. 

3 – Mercado Municipal de São Paulo, São Paulo

É impossível não citar o mercadão público de São Paulo, sendo parada obrigatória para os amantes de feiras e boa comida. Inaugurado em 1933, o espaço conta com boxes que vendem desde temperos até postas de bacalhau. Ainda que os preços sejam mais elevados, o passeio com certeza vale a pena, especialmente para os amantes de culinária e novos temperos. Não deixe de experimentar o tradicional sanduíche de mortadela do Bar do Mané. 

4 – Mercado Central de Florença, Itália

Muito procurado pelos moradores da cidade para comprar frutas e verduras frescas, o Mercado Central de Florença surpreende turistas e visitantes. Afinal, além de produtos de ótima qualidade, no andar superior do edifício, localizado no centro da cidade, está um espaço cheio de barracas e restaurantes que vendem as comidas mais diferentes e saborosas. É ideal para conhecer melhor a cultura local e passar algumas horas como se realmente vivesse por ali. 

5 – Mercado Central de Belo Horizonte, Minas Gerais

O Mercado Central é um passeio imperdível para quem está passeando pela capital mineira, com os tradicionais queijos e doce de leite. Além disso, é um ótimo lugar para se reunir com os amigos, com comidas típicas, artesanato, restaurantes, barraquinhas de temperos, frutas e bares para beber. Portanto, saiba que por aqui você vai encontrar de tudo um pouco e se divertir com muita comida boa.  

6 – Grande Bazar, Istambul, Turquia

Considerado uma das principais atrações turísticas da cidade, o mercado permite que você conheça um pouco melhor sobre a cultura local. Eleito como um dos maiores mercados cobertos do mundo, atualmente faz parte de um grande complexo, que abriga diversos corredores cheios de lojas, casas de câmbio e até mesmo delegacia. O Grande Bazar oferece de tudo um pouco para os turistas que querem comprar presentes e lembranças da viagem, mas para garantir os melhores preços, não deixe de negociar com os vendedores. 

7 – Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Manaus, Amazonas

Inspirado no Mercado Les Halles, de Paris, o Mercado Municipal de Manaus impressiona por seus detalhes arquitetônicos, seguindo o estilo rococó. Em um único lugar você irá encontrar toda a diversidade de Manaus e da região Norte do país, com pavilhões dedicados ao Pará e Amazonas, carnes, peixes, hortifruti, além de praças de alimentação, restaurantes, etc. 

8 – Chelsea Market, Nova York, Estados Unidos

Com diversos restaurantes e quiosques diferentes, o Chelsea Market é um lugar que você visita várias vezes sem se cansar. Aqui, você poderá saborear peixes, frutos do mar, comida mexicana e italiana, bolos, além de comprar roupas, utensílios de cozinha, etc. Ele fica bem perto do High Line, permitindo que você conheça dois pontos turísticos em um único dia. 

Conclusão

Portanto, agora que conhece alguns dos mercadões mais interessantes do Brasil e do mundo, já sabe o que fazer durante suas viagens. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim poderá conhecer todos os atrativos com calma, evitando dores de cabeça desnecessárias e garantindo a melhor experiência de viagem.

Veja também: 5 dicas para organizar uma viagem

Comentários estão fechados.