As melhores cidades para morar com saúde no Brasil

Com o passar dos anos, a relação do brasileiro com a moradia mudou de forma significativa. Afinal, enquanto nas décadas de 60 a 80 a busca era pelos grandes centros a fim de encontrar boas oportunidades de emprego, há pouco tempo o caminho se tornou inverso, especialmente com a pandemia do COVID-19. Isso porque, hoje em dia as pessoas desejam maior qualidade de vida na rotina, assim como bem-estar, serviços de qualidade, segurança, saúde, etc. Portanto, com a possibilidade do trabalho remoto devido à pandemia, muitos podem escolher novos lugares para morar. A saúde com certeza é um fator importante no dia a dia e, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as melhores cidades para morar com saúde em nosso país. 

1 – Balneário Camboriú, Santa Catarina

O apelido de Dubai Brasileira não é à toa, sendo que muitos procuram por uma imobiliária em Balneário Camboriú a fim de instalar-se de vez no pequeno município. Referência em construção civil, com imóveis e apartamentos de luxo, a cidade se destaca com sua economia bastante aquecida, opções de lazer incríveis e belezas naturais de tirar o fôlego. Além disso, possui alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), um dos mais altos do país, assim como excelentes índices em setores importantes como saúde, segurança e educação. 

2 – Curitiba, Paraná

Considerada a melhor capital para se viver, Curitiba se destaca na área da saúde, com uma taxa de mortalidade de 6,5 por 100 mil nascidos vivos. Inclusive, esse índice diminui a cada ano que passa, fazendo com que a cidade melhore ainda mais sua posição no ranking das melhores do país. Com muitas áreas verdes disponíveis para a população, a capital paranaense oferece excelente qualidade de vida e bem-estar no dia a dia, sendo considerada uma das cidades mais sustentáveis de toda a América Latina. 

3 – São José do Rio Preto, São Paulo

Com pouco menos de 500 mil habitantes, São José do Rio Preto possui baixas taxas de violência e excelentes índices de educação, atraindo pessoas (especialmente paulistanos) que buscam por uma cidade com boa infraestrutura, saúde, oferta de empregos, educação e segurança. Considerada a maior produtora de borracha do país, ela ainda tem foco no agronegócio e excelente estrutura de saúde. Inclusive, conta com cobertura de 60,9% das equipes de atenção básica, número acima da média nacional. 

4 – Vitória, Espírito Santo

Vitória já foi considerada a melhor cidade da região Sudeste para morar, principalmente devido à qualidade de educação, saúde, expectativa de vida e renda dos moradores. Mas, além disso, também possui a melhor infraestrutura da região, o que favorece significativamente o crescimento de pequenas e médias empresas. Com belezas naturais de tirar o fôlego, Vitória é uma cidade bem arborizada, abrigando diversos parques naturais, além de pontos históricos e culturais. Ainda que seja a capital do Espírito Santo, tem ares de interior, oferecendo excelente qualidade de vida, educação e segurança para seus moradores. 

5 – Maringá, Paraná

Maringá é considerada uma das melhores cidades do país para se viver, especialmente devido a fatores como saúde, educação, segurança e sustentabilidade. Além disso, é destaque com seu excelente índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto, que atingem 100% da população, assim como possui uma grande cobertura de equipes de atenção básica, que chega a 80%. Também possui economia aquecida, especialmente com os empreendimentos imobiliários e o grande avanço no abastecimento de energia solar. Por fim, por ser uma cidade planejada, conta com quase 30 metros quadrados de área verde por habitante. 

6 – Goiânia, Goiás

Outra cidade destaque quando falamos em áreas verdes, Goiânia é a que possui o maior número por habitante, cerca de 94 metros quadrados por pessoa, além de contar com excelente planejamento urbano alinhado à sustentabilidade. Contudo, isso não significa que não seja uma cidade desenvolvida, muito pelo contrário. Ela conta com infraestrutura adequada para aqueles que prezam por boas oportunidades e índices positivos de saúde, saneamento e segurança. 

7 – Franca, São Paulo

Por fim, localizada em uma região estratégica do Sudeste, Franca está entre três importantes polos econômicos: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, o que facilita significativamente a troca comercial. Mas, mais do que isso, ela se destaca especialmente quando falamos em saneamento, com 98,8% da cidade com esgoto tratado e saúde, com uma taxa de mortalidade infantil de 7,1 para cada 100 mil habitantes, uma das mais baixas do Brasil. Na economia, é referência no setor de calçados, produção de café e turismo, que vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos. 

Finalizando

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para morar com saúde no Brasil, já pode escolher qual será sua próxima moradia. Lembre-se de considerar outros fatores como segurança, educação, opções de lazer e cultura, pois assim irá garantir uma cidade completa e que atenda as necessidades e demandas de toda a família.

Saiba também: As melhores cidades litorâneas para investir em imóveis

Comentários estão fechados.