7 catedrais brasileiras para conhecer no Brasil

Além de serem lugares voltados para a religião, as catedrais encantam por sua arquitetura e beleza artística, sendo atrações muito visitadas nas cidades, até mesmo por quem não segue nenhuma religião. Lugares calmos, cheios de história e simbolismo, as catedrais com certeza irão te conquistar durante sua viagem, principalmente para quem gosta de roteiros recheados de arte, cultura e momentos históricos eternizados. Portanto, se você quer conhecer algumas opções, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja 7 catedrais brasileiras para conhecer. 

1 – Catedral São João Batista, Rio do Sul, Santa Catarina

Com mais de 60 anos de história, a Catedral São João Batista é cartão-postal do município de Rio do Sul. Com diversas opções de lazer, natureza preservada e economia aquecida, é comum que as pessoas procurem uma imobiliária para ver opções de imóveis em Rio do Sul a fim de instalar-se de vez na cidade. Inclusive, a Catedral é bastante visitada como forma de lazer, sendo uma construção neogótica, com localização privilegiada no centro da cidade. Além disso, ela ainda conta com diversas técnicas expressivas na construção, mão de obra apurada, assim como imagens sacras em proporções perfeitas. Ela foi projetada em conjunto por um arquiteto e um engenheiro e foi erguida no lugar da antiga Igreja Matriz em 1957. 

2 – Basílica da Nossa Senhora da Aparecida, Aparecida, São Paulo

Conhecida também como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ela é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas de São Pedro, no Vaticano. Inaugurada em 10 de setembro de 1946, a Catedral conta com uma arquitetura diferenciada, com ampla infraestrutura para receber os devotos nas festas e datas comemorativas do ano. Seu horário de funcionamento é das 05:30 às 21:00 de segunda a sexta e ainda conta com ambulatório médico, centro de apoio com praça de alimentação, caixas bancários, banheiros e espaços para descanso. 

3 – Catedral Metropolitana de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Conhecida também como Catedral de Brasília, sua arquitetura foi criada pelo grande profissional Oscar Niemeyer, sendo considerada uma de suas principais obras. Inclusive, foi por ela que ele venceu o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, em 1988. A igreja está localizada na Praça dos Três Poderes, simbolizando fisicamente a laicidade do Estado e a separação entre governo e religião. 

4 – Catedral da Sé, São Paulo, São Paulo

Localizada na Praça da Sé, em São Paulo, a catedral possui uma longa história de demolição e reformas, iniciadas, inclusive, no ano de 1616. Além disso, no século 20, sua principal reforma levou mais de 40 anos para ser concluída, em 1954. Considerada a igreja mais alta de São Paulo, ela ainda é capaz de abrigar cerca de 8 mil pessoas, sendo o quarto maior templo neogótico de todo o mundo. 

5 – Igreja São Francisco de Assis, Belo Horizonte, Minas Gerais

Inaugurada em 1943, a Igreja São Francisco de Assis da Pampulha é um lugar reconhecido e sagrado em Belo Horizonte. Também é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, sendo o último prédio a ser inaugurado no Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Aqui, o profissional fez novos experimentos em concreto armado, criando uma abóbada parabólica que, até então, era utilizada somente em hangares. 

Quando foi inaugurada, a igreja era considerada extremamente moderna para sua época e não foi aceita pela população, permanecendo fechada até o ano de 1959, quando começou a funcionar realmente como um templo religioso. 

6 – Igreja São Francisco da Penitência, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Essa igreja colonial está localizada junto ao Convento de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro. Com decoração barroca, sua fachada é pouco comum para um templo religioso e está dividida em três corpos, cada um com um portal, duas grandes janelas e um telhado independente. Inclusive, os portais são de pedra de lioz e vieram diretamente de Portugal. Seu interior, por outro lado, apresenta estilo e qualidade da talha dourada dos altares e paredes, cobrindo toda a superfície, assim como a pintura do forro de madeira do teto. 

7 – Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Canela, Rio Grande do Sul

Conhecida por muitos como Catedral de Pedra, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes é um grande marco na história da cidade de Canela, localizada na Serra Gaúcha. Seus vitrais representam a ladainha de Nossa Senhora, além de abrigar um quadro esculpido em seu interior que narra a Santa Ceia. Considerada um importante ponto turístico da cidade, a Catedral de Pedra com certeza merece sua visita, especialmente se gostar do estilo gótico. 

Conclusão

Então, agora que você conhece algumas das catedrais mais interessantes do Brasil para visitar, já pode escolher qual será seu próximo destino. Todas elas contam muita história por meio de sua construção e com certeza irão te encantar durante o passeio. Lembre-se de ter uma boa organização, pois dessa forma você garante uma viagem completa com a melhor experiência.

Veja também: 9 destinos imperdíveis para você conhecer no Brasil

Comentários estão fechados.