Você sabia que a Rua XV foi o primeiro calçadão do país?

Não foi São Paulo, nem Rio de Janeiro, mas sim Curitiba, que inaugurou o primeiro calçadão do Brasil. A Rua das Flores, como é carinhosamente chamada, nasceu em 1972 e foi a primeira rua exclusiva para pedestres do país.

A Rua das Flores, curitiba

Nasceu de uma ideia ambiciosa do então prefeito na época, Jaime Lerner, que numa noite de sexta-feira decidiu proibir o tráfego de carros no trecho entre as Praças General Osório e Santos Andrade.

Inicialmente a ideia enfrentou protestos. Mas por ser um fim de semana, a justiça não teve como julgar o mandato de segurança requerido pelos comerciantes que temiam perder a freguesia.

Tempos depois se contatou que foi uma solução criativa para revitalizar o comércio do centro da cidade. E o exemplo curitibano logo foi seguido por outras capitais como Porto Alegre e São Paulo.

Repleta de canteiros em toda sua extensão, as flores são cuidadas com o maior cuidado e trocadas a cada estação do ano.

A Rua das Flores, curitiba, Jaime Lerner
A Rua das Flores, curitiba, Jaime Lerner


Outras curiosidades

Durante um período, a Rua das Flores era chamada de Rua da Imperatriz, em homenagem a visita imperial que por ali passou, em 1880.

Os bondes elétricos circularam pela cidade até os anos 1950, porém o bondinho que está no calçadão nunca passou por ali, ele foi importado de Santos (SP) e instalado em 1973 para ser um espaço de recreação infantil.

A Casa das Canetas e a Confeitaria das Famílias são os estabelecimentos comerciais mais antigos da rua, que ainda continuam em atividade.
Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply