Um tour por confeitarias em Paris!

capa tour

Quando comprei passagens para Paris, pensei primeiramente em fazer uma viagem de férias. Mas, cinco minutos depois me caiu a ficha: “PARIS! O berço da confeitaria. Vai ser uma viagem gastronômica, com certeza! ”.

Tempos depois, conheci o trabalho da MONCOMPASS no Instagram. Uma blogueira que eu acompanhava (a Carol, do blog 30 Jours à Paris), estava fazendo alguns roteiros personalizados com a empresa. Foi então que entrei em contato e descobri que eles poderiam criar um roteiro só de confeitarias. A empresa elabora experiências conforme seus gostos e interesses. Eles gostaram da história do Curitidoce e me convidaram para uma tarde doce e deliciosa pelo Marais.

IMG_4894

Cheguei em Paris numa noite de quinta-feira, de novembro (2018). O tour estava programado para a tarde de sexta-feira. Diferente de um passeio em grupo, nosso tour foi privado. Junto comigo estava a Patricia, do blog Turomaquia. Inclusive, pra saber o que ela achou do tour, LEIA ESSE POST.
Às 14h30, lá estava ela, a Karen (Gastronomos e blog Eu Como Sim) nos esperando, sentada numa mesa externa de um café, em frente ao Pompidou.

A Karen Goldman é da Gastronomos, uma empresa produtora de experiências enogastronômicas em Paris e na França. Eles são parceiros da MONCOMPASS em Paris.
Dias antes, passei a lista de confeitarias que eu iria visitar e a Karen criou um roteiro com outros grandes nomes da pâtisserie. Ela mora em Paris há dez anos e tem formação em gastronomia por uma das escolas mais importantes, a Ecole de Cuisine Gregoire Ferrandi.
Posso dizer com toda certeza que o tour daquela tarde tornou minha viagem à Paris mais incrível do que eu poderia imaginar.

Nosso passeio durou cerca de 4 horas. Desbravamos o lado doce dos bairros Marais e Alto Marais. A cada confeitaria, uma descoberta, uma rica experiência gastronômica.
A primeira parada foi em uma boulangerie que tem como produto principal um brioche cor de rosa. Ele é feito com pralinée rosa de amêndoas valencianas e avelãs do Piemonte, cobertas com açúcar de rosas. Lindo e saboroso. Na loja havia uma pequena degustação.

IMG_4930

Seguimos para uma doceria especializada em marrom glacê. Eu nunca havia comido o doce e tive a chance de experimentar ali. Delicioso. O Marrom Glacê é feito com castanhas portuguesas e muito açúcar, uma receita trabalhosa para que o sabor fique perfeito.

Também conheci uma doceria especializada em geleias, a La Chambre aux Confitures. Na verdade, geleias, marmeladas e confit e chutneys. Um mundo de sabores, o desafio é sair da loja sem nenhum potinho. Claro que não consegui. Trouxe para casa uma geleia de Pêra e Baunilha, e outra de Lavanda e Damasco.

Foto: Patricia Camargo - blog Turomaquia

Foto: Patricia Camargo – blog Turomaquia

Logo ao lado, uma boutique de chás, mais confeitarias e uma deliciosa descoberta: o gauffre, da Méert. Imagine duas finíssimas folhas de waffle (macias e não crocantes) com um recheio generoso. Experimentei a de Pistache e gostei tanto que quando estava saindo da loja, voltei para buscar mais dois. O de baunilha é o carro-chefe da loja. Mas o de pistache roubou meu coração.

D-E-L-I-C-I-O-S-O

D-E-L-I-C-I-O-S-O

Foto: Patricia Camargo, blog Turomaquia.

Foto: Patricia Camargo, blog Turomaquia.

Também visitamos duas importantes chocolaterias: Patrick Roger e Jean Paul Hevin. Em cada uma delas, a apresentação detalhada sobre a história dos chocolatiers e seus produtos.

IMG_4938

E quando eu imaginava que já tinha superado todas as expectativas, ainda havia uma pâtisserie especializada em um único doce, o choux a la crème. A Popelini é uma doceria apenas de éclairs redondinhas, daquelas que você consegue comer em três mordidas. Comprei uma de caramelo salgado e estava saborosíssima. Foi um dos lugares que provei as éclairs mais gostosas.

IMG_5004

Ao final da tarde, quatro quilômetros depois, terminávamos nosso tour com a certeza de ter descoberto preciosos endereços da confeitaria francesa.

A Patricia fez um post em seu blog Turomaquia, contando quatro motivos pelos quais adorou fazer este tour com a MONCOMPASS. E eu listo mais quatro, abaixo.

–>Fazer um tour particular, no seu ritmo, é muito mais bem aproveitado.

–>Fazer um tour com um guia que fala o seu idioma, traz também comodidade.

–>Se a guia é especializada no assunto, a sua imersão é ainda mais rica.

–>Outro ponto positivo do tour é que não houve degustação em todas as confeitarias pelas quais passamos. Porque se houvesse, provavelmente não seria uma tarde tão leve. Afinal, nosso passeio durou cerca de 4h30. As degustações foram em pontos estratégicos, muito bem selecionados.

Eu passei pouquíssimo tempo em Paris, apenas três dias inteiros. Porém, meu roteiro foi intenso em todos os dias. E ainda assim, o tour de confeitarias foi um dos pontos altos da viagem. Aquela experiência que faz a gente querer voltar mais vezes, sabe?!

Um dos doces do famoso confeiteiro Yann Couvreur

Um dos doces do famoso confeiteiro Yann Couvreur

Vitrines tentadoras...

Vitrines tentadoras…

Eu, a Karen e a Patricia

Eu, a Karen e a Patricia

De sacolinha em sacolinha...

De sacolinha em sacolinha…

IMG_5023

Para quem está com viagem programada e quer uma experiência enriquecedora no roteiro, sugiro conferir o site da MONCOMPASS. Além de roteiro de gastronomia, eles trabalham também com passeios focados em moda, cultura, alta gastronomia e inclusive, casamentos mais intimistas.

.

Mais informações:
MONCOMPASS
http://moncompass.com

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

2 Responses to “Um tour por confeitarias em Paris!”

  1. avatar
    1
    Vanessa Brollo Says:

    Ahhh q lindo post .Fiquei com vontade de fazer esse passeio,com certeza !!! Lindo descobrir q Paris além de chique é doce também !!

  2. avatar
    2
    Ana Ribeiro Says:

    Bom dia, Sra. Joana Pires, como você está?

    Meu nome é Ana Ribeiro, sou executiva comercial para asseguresuaviagem.com,
    E nossa empresa, está muito interessada em poder trabalhar junto ao seu blog, por este motivo intentamos contato via e-mail, entratando até o momento não recebemos resposta.
    Adjunto meu número empresarial, a qual, contém whastapp, para que possamos estar em contato: +54 9 11 2459-8035

    Atenciosamente, Ana Ribeiro

Leave a Reply