Tour de Tapas em Madri

tour de tpaas

Imagine passar quatro horas conhecendo bares e tavernas em Madrid, na companhia de uma simpática guia local e poder experimentar petiscos diferentes, que talvez você jamais comesse se estivesse sozinho…

Essa é a minha ideia de um tour. E eu, como vocês sabem, adoro tours!
Uma vez estando em Madrid, não tinha como ser diferente, eu precisava e queria MUITO fazer um tour de tapas (como são chamados os petiscos na Espanha). Foi então que recebi o convite da Viator, um site que reúne inúmeras opções de experiências de viagem em diversos lugares do mundo, para fazer um dos tours que eles oferecem.

Eu escolhi um que me parecia muito interessante, feito pela empresa Urban Adventures Spain.
A descrição era tentadora: passar quatro horas conhecendo bares espanhóis, percorrendo barracas aromáticas e repletas de produtos frescos no mercado gastronômico mais famoso da cidade e ainda conhecer um pouco da história desses lugares. Tudo feito a pé, vivendo a magia da noite madrilenha.

Escolhi esse tour: Mercado de Madrid e excursão a pé com tapas, incluindo visita a Lavapiés.
Antes da viagem recebi um voucher que deveria apresentar no dia do tour, com todos os detalhes, informações completas sobre o operador, incluindo números de telefones locais.

Às 19h me encontei com Ines, minha guia, na Plaza de la Villa, uma pequena praça, logo atrás do Mercado de San Miguel. Lá descobri que teria um tour particular e que a empresa Urban Adventures Madrid faz esse tour sempre que tem interessados, sem número mínimo de participantes. Você contrata e pronto. E pode ser qualquer dia da semana que esteja livre no calendário. Para mim foi perfeito não ter mais ninguém, porque ela pode fazer o tour todo em espanhol, o que não é muito comum, pois a maioria dos turistas que ela recebe preferem em inglês.

Plaza de la Villa

Plaza de la Villa

Ali na praça, Ines me explicou um pouco sobre como seria o passeio, por onde iríamos passar, o que iríamos ver.

A primeira parada foi bem próximo dali, no Mercado de San Miguel, que, particularmente, eu adoro.
Era pouco mais de 7h da tarde (na Espanha, só se fala noite depois das 21h) e o Mercado, claro estava cheio. Mas isso não é problema, afinal, ele está lotado a qualquer hora do dia.

IMG_2940

E foi assim que começou uma pequena viagem ao mundo das comidinhas diferentes, que certamente eu jamais comeria se não fosse pelo tour. E todas, claro, acompanhadas de vinhos. Muitos vinhos.

Não vou detalhar todas as tapas que comi porque ficaria um post muito longo. Mas posso dizer que estavam incríveis tanto na apresentação (diferente), quanto no sabor.

IMG_2924
Nunca gostei de azeitonas, mas me senti tentada a experimentar quando vi a barraquinha com inúmeras opções delas recheadas, em diversas cores, formatos e tamanhos. Azeitona recheada com Salmão cru??? É uma delícia. Mas fica ainda melhor com Jamón!

IMG_2938

IMG_2923

Os calamares, meu petisco preferido na Espanha, não poderia faltar. Na segunda parada do tour, o Chiringuito de El Señor Martín, os anéis de lula dividiram meu amor com uma tapa que levava ovos, camarão e CAVIAR! Foi a primeira vez que comi caviar e gostei MUITO. O nome do prato era ensaladilla rusa marinera com huevas y camarones.

IMG_2925

IMG_2926

IMG_2927

Depois disso, a peregrinação gastronômica continuou com mais azeitonas, vinhos, ovos, chorizos, jamón, bares animados, tavernas vibrantes, mais vinhos…

IMG_2929

IMG_2943

IMG_2931

IMG_2932

IMG_2933

IMG_2934

IMG_2935

IMG_2936

Para terminar, um restaurante pitoresco, a Taberna Antonio Sanchez, que existe há 185 anos. O lugar, inclusive já foi cenário de um filme de Pedro Almodovar (La flor de mi Secreto). Hoje em dia, ela é a taberna (sem reforma) mais antiga de Madrid.

Pertencia a um toureiro e isso fica muito claro logo que entramos e fomos recebidas por duas cabeças de touros, que vigiam a entrada. E foi ali que a noite encerrou com o prato típico do bar: rabo de touro.
Eu imaginava que fosse apenas o nome “fantasia” do prato. Mas para minha surpresa, era literalmente o rabo do touro. Uma carne extremamente macia e saborosa.

IMG_2937

IMG_2928

tapas1

Quatro horas se passaram num piscar de olhos. Mas resultaram em deliciosas lembranças.

Para quem vai a Madri, essa é uma daquelas recomendações de amiga: se você gosta de petiscos, não tem restrições à carne ou a bebidas alcoólicas, pode fazer esse tour, sem pensar duas vezes. E aproveite para ver no site da Viator todos os outros tours que eles oferecem. Vai ser difícil escolher um só.

IMG_0686

Onde:

Tour de Tapas em Madrid
Onde encontrar: Viator

Quanto custa: A partir de USD 87,38.

O que inclui: 4 horas de passeio, guia em espanhol ou inglês, degustações de tapas e uma taça de bebida em cada parada do tour.

*** A blogueira fez o passeio à convite da Viator. Mas as opiniões neste post são estritamente pessoais. ***

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

One Response to “Tour de Tapas em Madri”

  1. avatar
    1
    Meus 10 Motivos para amar Madri! | Ferias Now Says:

    […] Para ler  mais sobre Tour de Tapas CLIQUE AQUI! […]

Leave a Reply