#TAG – Querida Eu Mesma!

eumesma

Descobri esses dias uma TAG que foi bastante usada no início do ano, a #QueridaEuMesma. A ideia é simples e me fez pensar e relembrar alguns fatos que aconteceram no decorrer dos anos. Nessa época, final de ano, é sempre quando faço um balanço do que aconteceu durante o ano, relembro o que deu certo, avalio o que não saiu como planejado e faço os planos para o ano seguinte.

Acredito que justamente por isso, essa TAG me chamou tanta a atenção, a ponto de querer respondê-la. O que você falaria para você mesma se pudesse  se encontrar com você mais nova? 

“Querida Ledinara (de 1996),

A nossa vida está um pouco diferente do que você imagina agora, aos 13 anos. Algumas coisas que você imagina e vai planejar, não vão acontecer. Mas você vai viver várias experiências bacanas nos próximos 19 anos. DEZENOVE! Parece muito tempo, mas você nem vai perceber esse tempo passar, porque ele vai passar muito rápido. Então, alguns dos conselhos que posso dar hoje é: aproveite mais os momentos!

Este ano, você vai comprar o CD de um cantor quase desconhecido (Enrique Iglesias) só porque as músicas são em espanhol. Anos depois ele será um cantor muito famoso e esse CD te despertará uma grande vontade de conhecer um país lindo, a Espanha. E olha que bacana: você vai conhecer! Vai demorar um pouco, uns 12 anos, mas você vai conhecer quando fizer 25 anos. E será incrível! Será o seu lugar preferido no mundo e você vai voltar muitas vezes para lá.

1927902_1041086354433_6124_n

Aliás, aquelas revistas que você começou a pedir para agências de viagem (apenas para ler sobre cidades do mundo) serão importantes quando você for decidir nosso primeiro destino de intercâmbio. E aquela cidade de nome diferente, que você achará a foto tão linda, será coincidentemente, a primeira cidade espanhola que você vai conhecer e pela qual vai se apaixonar: Salamanca.

Mas não se preocupe, você vai viajar para fora do país antes dos 25 anos, mas será para a Argentina. Você irá com mais três amigos da faculdade e vai gostar muito de Buenos Aires. Vai gostar tanto, que voltará anos depois para passar um réveillon por lá.

A faculdade… puts! Você ainda não tem certeza de qual vai fazer, né? Mas já já você vai se encantar pelas aulas de história e descobrir que quer estudar jornalismo. E justamente por isso, eu sei o quanto você adora fugir das aulas de educação física para ir ler livros na biblioteca. Mas faça um favor para nós: fique nas aulas e faça atividade física. Nosso corpo de 32 anos vai agradecer bastante se você se exercitar mais nesses próximos 19 anos. Sério!

E quando chegar a hora do vestibular, não deixe nossa mãe te convencer a fazer Administração. Você não vai curtir e vai abandonar o curso no segundo ano porque vai continuar fugindo das aulas chatas de matemática, para ir ler na biblioteca.

Inclusive, a faculdade de jornalismo vai marcar uma fase muito gostosa da sua vida. Você vai deixar de ser aquela menina envergonhada que detesta falar em público. Um dia você vai trabalhar sendo guia de um grupo de pessoas diferentes a cada semana. Fazer jornalismo vai te ajudar a se tornar mais falante, a perder alguns medos e vai te trazer grandes amizades. Mas não se iluda, você não vai trabalhar com jornalismo policial e nem em jornal impresso, como você vai querer no início da faculdade. Muito pelo contrário, você vai trabalhar direto com televisão, produzindo programas. E vai amar. Vai chegar uma época em que o seu sonho será trabalhar na TV Globo de Curitiba. E olha que maravilha: você vai conseguir!

Mas depois de um tempo, você vai descobrir que essa vontade louca por doces que você tem agora, ainda vai te ajudar muito mais para frente. Esse pequeno sonho que você tem hoje, de abrir uma loja de doces quando for adulta, para poder comer todos os chocolates e guloseimas que quiser, não vai se realizar. Você não vai ser muito prendada na cozinha. Mas, isso vai te possibilitar achar um trabalho delicioso. Aliás, é esse o nosso trabalho hoje: levar as pessoas para comer doces. E acredite, você vai continuar com o mesmo corpo, não vai engordar quase nada por isso.

Portanto, ignore essas garotas que hoje te chamam de “vara de cutucar estrela”, “magrela”, porque com o passar dos anos, as pessoas vão achar o máximo o fato de você comer muitos doces e não engordar. Pode acreditar!

Ah! Você não vai casar aos 25 anos, como planeja. Aliás, ainda hoje, aos 32, nós continuamos solteira. Mas você vai viajar muito e viver experiências incríveis. Tão incríveis, que você vai ter um blog sobre viagens.

Não acredite quando as pessoas disserem que algo é impossível ou que você nunca vai conseguir. Vá e tente! Na maioria das vezes você vai conseguir! No seu próximo ano, você vai se tornar fã de um cantor lindo. E ele vai ser muito importante na sua vida!
Por anos você será uma fã muito louca e todo mundo vai tirar onda com a sua cara. Inclusive, vai ter um amigo da sua mãe que vai te dizer que você é patética e que o cantor nunca vai saber que você existe. Ignore. O cantor vai sim te conhecer e você sempre será tratada com muito carinho por ele. Inclusive – PASME – ele vai te convidar para o casamento dele! Sim, é verdade!!! Mas por favor, no dia, vá a um salão decente para se arrumar porque as fotos vão ficar pra sempre e você vai se arrepender de ter ido no primeiro que encontrar aberto. Hahahaha.

155300_1760704064426_899827_n

Ah! E vai ser por causa desse cantor que você vai ter duas amizades muito especiais. Quando for presidente do fã-clube dele – sim, isso vai acontecer – você vai conhecer uma menina do Acre, vai trocar cartas com ela até que irá conhecê-la pessoalmente e se tornarão super amigas. Mais do que isso, ela vai te escolher para ser a madrinha do filho dela. E ele é lindo, completamente apaixonado pela gente.
Tempos depois, vai surgir algo que vai mudar a nossa vida: a internet! E através dela, também por causa desse cantor, você vai conhecer outra amiga, tão maluca quanto você e se tornarão as melhores amigas virtuais por muitos anos.
Eu estava falando sério quando disse que ele ia ser algo importante na sua vida.

Pelos próximos anos seja menos desesperada, menos ansiosa e menos dramática. Você vai descobrir que tudo passa e algumas coisas duram apenas o tempo suficiente para que você aprenda algo com elas. Comece a fazer terapia mais cedo, você vai descobrir o quanto isso faz bem e deixa a vida mais leve.

Algumas coisas não vão mudar. Você vai continuar não comendo queijo nem aqui, nem na França; vai continuar tendo desespero só de pensar em ir ao dentista e vai ter que se conformar que será sempre branquela, porque nem quando passar dias na Bahia ou no Ceará, nem assim você vai ganhar um bronze.

10391586_1291640658134_926026_n
Mas, você vai aprender na Itália que comer macarrão COM molho é muito mais gostoso, vai descobrir na Espanha que frutos do mar não são apenas peixe frito, inclusive, nas viagens você vai aprender o quanto é importante e gostoso experimentar novos sabores e fazer coisas novas.

Você vai ter muita coisa pela frente nos próximos anos. Curta todas elas e não tenha pressa de chegar aos 30. Pois quando você chegar, vai perceber que a vida foi cheia de momentos que valeram a pena!

Um beijo, Ledinara (em 2015).”

12227797_10208615336847889_8940741714522283753_n

Quem gostou da ideia, pode fazer também. Em texto ou vídeo, a proposta é fazer uma conversa consigo mesma e usar a tag #QueridaEuMesma. Pode ser aqui nos comentários. Vou adorar conhecer um pouco do que vocês eram na adolescência.

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply