SÉRIE SPAS URBANOS – Espairecer em meio à natureza

Até agora falei apenas dos spas onde o foco são os tratamentos estéticos e de relaxamento.

Chegou a vez de falar de um spa que pode ser estético ou clínico, dependendo do objetivo do paciente. E que você passa mais do que algumas horas, uma excelente opção para um fim de semana ou algum feriado prolongado.

A Estância do Lago SPA & Wellness está localizada em Almirante Tamandaré e é bastante procurada por pessoas do todo o Brasil. Os motivos que levam as pessoas até lá são diversos, na maioria das vezes é para simplesmente relaxar, fazer check up clínico, ou ter uma reeducação alimentar.

Fui convidada a passar um fim de semana no spa e vou contar um pouco sobre como foi.

2014-03-15 10_opt (3)

Cheguei no sábado pela manhã. Fiz o check in e logo na recepção tive uma surpresa: um dos hóspedes era o ator Luis Melo (lembram dele?), que tinha recém terminado uma novela e estava ali para descansar.

Terminado o check in, deixei minhas coisas em chalé e fui para a consulta com o Dr. Ismael do Lago. Ele é o primeiro médico que faz a avaliação no hóspede. Mesmo sabendo que iria ficar por apenas 2 dias, achei interessante conhecer o processo como se fosse uma paciente comum. Conversei com o médico e em seguida com a psicóloga.

Antes de conhecer as dependências do spa, fiz minha primeira refeição: o café da manhã.

Sentei-me em uma mesa, na área externa da sala de refeições. E enquanto era servida minha refeição, uma das hóspedes me disse “Se deixar algo no prato a gente rouba mesmo!”. Achei engraçado o comentário, mas depois, no decorrer do tempo, pude entender que ela realmente falava sério.

Pão com UMA fatia de peito de Peru, geleia diet, UMA fatia de manga, ameixa e mamão, chá ou café a vontade.

Como eu não estava ali com a finalidade de emagrecer, minha dieta era ‘livre’. Eu podia repetir a refeição se quisesse. Tomei meu café e fui conhecer os cantinhos e as dependências do spa.

Estância do Lago não é apenas um nome. Há realmente um grande lago na propriedade, que pode ser avistado de qualquer ponto, desde as acomodações, áreas de lazer ou salas de estética. Meu chalé ficava logo na entrada, de onde a vista é incrível. Mas além de vislumbrá-lo, os hóspedes também podem pescar, fazer passeios de canoa e até Stand Up Paddle.

2014-03-15 09_opt

Aproveitei o tempo livre antes do almoço para fazer uma caminhada pela trilha ecológica. Ladeada por bosques e jardins, em meio a patos e esquilos, a trilha leva a uma pequena e encantadora cachoeira e a um paredão de escalada. Ao caminhar por ali todo stress e cansaço ficam para trás.

2014-03-15 14_opt

Trilha

Às 13h era o horário do Almoço. Primeiramente os hóspedes se servem num buffet de saladas. Depois vem o prato propriamente dito. Como não como ‘matinhos’, pulei direto para o prato principal. Uma carne, uma massa e fruta de sobremesa.

Posso dizer que foi no almoço que comecei a entender que realmente estava em um spa.

Apesar de a minha dieta ser livre, a quantidade de comida é diferente do que estamos acostumados no dia a dia. E é aí que começa a conscientização e a reeducação alimentar.

2014-03-15 13_opt (1)

Prato Principal. Você come a quantidade suficiente para ter energia por 3 horas. As refeições são nesse intervalo.

2014-03-15 13_opt (2)

Depois do almoço, o tempo era livre para relaxar.

Vinda de uma semana frenética de trabalho, foi estranho ter um tempo para relaxar. A gente está tão acostumado com correria, barulho, trânsito, stress e falta de tempo para fazer as coisas, que quando me deparei com um tempo livre para ‘fazer nada’, confesso que fiquei meio perdida, por estar ‘desligada’ dessa agitação toda.

Aproveitei para fazer algumas fotos e em seguida deitei em uma das espreguiçadeiras, perto da piscina, para tirar uma soneca.

2014-03-15 14_opt (1)

Vista que se tem de uma das salas de tratamentos estéticos e massagem.

O barco está ali, convidando a um passeio pelo lago.

pinheiro

Minha soneca foi maior do que eu esperava e acabei não fazendo o lanche das 15h, que era um suco. Nem o lanche das 17h. Mas quando desci para jantar, minha refeição estava lá, guardada com o meu nome, me esperando.

Essa é outra parte bacana: o cuidado com os hóspedes. Nas refeições, cada um tem a sua separada, com o nome. Há quem tem a dieta livre, como eu, que pode comer uma quantidade maior (leia-se repetir o prato). Mas há quem esteja no dia da dieta da fruta (sim, as seis refeições do dia são frutas neste caso), ou da proteína, ou ainda numa dieta mega reduzida de apenas 600 calorias por dia. Então, cada hóspede recebe seu prato, de acordo com a dieta que está seguindo naquele dia.

Confesso que abandonei a sopa na metade. Meu lanche da tarde me pareceu mais atraente.

2014-03-15 20_opt

Um muffin, Club Social, 4 cookies, 1 pera e algumas fatias de mamão com 3 uvas passas. Ao final, fiz um sorteio da Pera e deixei a noite do senhor Piragibe mais feliz.

Geralmente o jantar é servido às 19h e é sempre algo bem light, no estilo sopa. A última refeição é a Ceia, um micro lanche servido às 20h30. Enquanto eu comia o meu pequeno banquete, uma senhora me mostrava a sua Ceia daquela noite: um Polenguinho.

Apesar da tristeza pela pouca quantidade de comida, ela contava com orgulho que em 4 dias já havia perdido quase três quilos.

Área de alimentação

21 horas. Hora de dormir. Geralmente é realizada alguma atividade com os hóspedes antes de dormir. Naquela noite, por acaso, não houve nenhuma e todos preferiram ficar um pouco mais, ouvindo as histórias do hóspede famoso, o ator.

2014-03-15 20.31

Banheiro da área comum. O bom humor está presente até nos detalhes.

No domingo pela manhã, às 8h, o telefone tocou no meu chalé para me acordar e informar a primeira atividade do dia: uma caminhada.

2014-03-16 12_opt (1)

Meu chalé era o da direita, o Belvedere. Ao lado, o de dois andares, era o do ator Luis Melo.

2014-03-16 08_opt luis meloHavia chovido durante a noite e por isso a trilha estava um pouco escorregadia. Então, para a alegria geral dos hóspedes, a caminhada foi fora do spa. Fomos até a igrejinha que fica no alto de uma colina e voltamos. Cerca de 45 minutos andando. Cheguei faminta. Por sorte o café já estava pronto.

2014-03-16 13.17.57

Logo após havia a missa dominical. Para proporcionar mais comodidade aos hóspedes, todos os domingos um diácono vai até lá para rezar uma missa mais reduzida.
Afinal, não basta apenas a saúde estar ok, o espírito também precisa estar em paz.

E isso foi algo que reparei. Para quem vê a quantidade de comida deve pensar ‘nossa! eles devem viver tristes sem poder comer muito!’. Muito pelo contrário, todos os hospedes esbanjavam alegria e bom humor. Sempre rindo, brincando e se exercitando com uma empolgação de dar inveja aos magrelos como eu.

Depois da missa me animei a fazer a aula de Jump. A animação acabou na segunda música. Optei por terminar a atividade física na esteira. A academia conta com diversos aparelhos e um espaço para as aulas de ginástica. Tudo sempre acompanhado de perto pelo personal trainer.

Espaço onde são realizadas as aulas de ginástica.

13h. Almoço. Todos estavam eufóricos porque no menu havia Picanha. Sim, mas uma picanha diferente da que você deve ter imaginado. Uma versão mais saudável. Ganhei um prato extra: macarrão. E uma sobremesa deliciosa: mousse de maracujá sem leite (minha única restrição da dieta, por causa da lactose).

2014-03-16 13_opt (1)

2014-03-16 13_opt (3)

Picanha: não tão atraente como aquela da Churrascaria, mas certamente bem mais saudável. E o gosto não era nada mau.

Minha experiência no Estância do Lago terminava ali, logo após o almoço.

Posso dizer que aprendi o significado de eSPAirecer e reeducação alimentar.
Em dois dias aprendi na prática o que a gente sempre ouve falar. Que não é necessário comermos em grandes quantidades (mesmo no meu caso, que quero engordar), mas sim várias vezes em pequenas porções. Uma das refeições teve uva de sobremesa. 5 uvas. Se fosse na minha casa, eu certamente teria comido um cacho da fruta.

Mas ali aprendi que 5 uvas, 1 fatia de mamão e 1 fatia de ameixa já cumpre a cota necessária de fruta em uma refeição.

E quanto a espairecer, sabe aquela primeira justificativa que vem à mente quando você pensa em férias e viagem? Descansar, recarregar energias. Isso pode e deve ser feito com mais frequência. Assim, você retorna à rotina com as energias renovadas, com muito mais equilíbrio e vivacidade.

Sempre falo aqui sobre como viajar é bom e necessário. Mas após esse fim de semana no spa posso afirmar que, em alguns casos, não é preciso pegar um avião, cruzar o Atlântico, ir para outro país para espairecer. Claro que viajar é ótimo. Mas às vezes, o que a gente mais precisa é apenas relaxar, definir novos planos e metas, colocar a vida nos eixos.

E para esse sentido da palavra espairecer, a Estância do Lago é mais do que recomendada.

Quanto Custa
O Day Spa na Estância do Lago pode ter preços variados. A diária custa a partir de R$ 553. Se a pessoa fechar um pacote de uma semana, há um desconto de 20%. O que diferencia os preços é o tipo de quarto. O mais caro é a suíte máster, que custa R$ 912 a diária.

Um fim de semana pode sair por menos de R$ 1 mil.

Não é barato. Mas se for analisar, é um preço até razoável para o período que você vai descansar sem se preocupar com nada, ter uma reeducação alimentar, atividades físicas e seis refeições prontinhas, de acordo com a sua dieta. Mais do que espairecer e relaxar, você também estará cuidando da sua saúde. E quando se trata de saúde, o investimento sempre vale a pena.

Também estão incluídas na programação diária palestras, aulas de ginástica com alto gasto calórico, aulas de menor impacto, diversas modalidades de hidroginástica na piscina aquecida e atividades de recreação.

A estrutura é enorme. Conta com diversas piscinas internas e externa, saunas seca e úmida, quadras poliesportivas, academia, biblioteca, clínica de estética (tratamentos pagos à parte), e até uma boutique, além de uma equipe médica disponível o dia inteiro para consultas.

Uma das piscinas internas, onde são feitas aulas de hidroginástica.

É quase como estar num Big Brother. Você esquece que existe um mundo do lado de fora dos portões. Impossível não relaxar!

Vista do meu Chalé.

SPAS URBANOS assinatura

*** A visita ao Spa foi um convite, mas a opinião é estritamente pessoal! ***

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

3 Responses to “SÉRIE SPAS URBANOS – Espairecer em meio à natureza”

1. avatar
    5 Dicas de presentes diferentes e bacanas para dar no Dia das Mães, em Curitiba | Ferias Now Says:

[…] semana, que é mais do que relaxamento, é saúde também! Experimentei um fim de semana e contei AQUI como foi. Além desses, tem também a Vitaclin, um centro de Terapias e Clínica Estética que […]

2. avatar
    Paula Pet Shop Says:

Que lugar incrível! Fica muito próximo de onde moro e não conhecia este lugar. Obrigado por compartilhar. Diga uma coisa Ledinara, você sabe me dizer se aceitam animais? Gostaria de passar alguns dias mas gostaria de levar meu cãozinho.
    Obrigada por compartilhar este conteúdo!

3. Ledinara Batista
    Ledinara Batista Says:

Paula, no dia em que estive lá não vi animalzinho. Mas seria interessante você ligar e perguntar. Vai que pode?! hehe