Série Spas Urbanos – Banho Turco em Curitiba

banho-turco

A primeira opção para quem quer fugir do stress está logo ali, pertinho do Shopping Mueller.

Logo na entrada, o Toujours Belle Spa cumpre a principal ideia do projeto. Uma vez ali dentro, você esquece o que ficou lá fora. Se estava chovendo ou fazia Sol, se ficou faltando um trabalho para entregar ou se aquela conta vence hoje. Simplesmente você vai se esquecer de tudo isso.

A decoração requintada é um convite ao relaxamento.

Sala de Espera (Foto: Divulgação)

Sala de Espera (Foto: Divulgação)

Minha tarde começou com o Spa das mãos e dos pés. Fui apresentada à Larissa, uma simpática fisioterapeuta, que cuidaria de mim pelo resto da tarde. Ela me levou até uma sala do Spa, onde haviam duas macas, dois ofurôs, banheiros e a salinha onde eu faria o Hammam, também conhecido como Banho Turco.

Sala de tratamentos. (Créditos da foto: Dennis Ferreira Netto)

Sala de tratamentos. (Foto: Dennis Ferreira Netto)

A primeira parte do corpo a relaxar foram os pés. Uma massagem, seguida por esfoliação e hidratação. Entre as etapas, uma seção de reflexologia. Pra quem ainda não experimentou uma sessão dessa massagem nos pés, recomendo! A reflexologia é uma técnica oriental milenar que trabalha o equilíbrio físico e emocional do corpo tocando pés e mãos.

massagem-nos-pes

Depois dos pés, foi a vez das mãos. Mesmo procedimento, o mesmo cuidado. Difícil não relaxar.

Pra terminar essa primeira etapa, mais 20 minutos de ofurô para os pés. Ao final, a sensação é de sair pisando nas nuvens.

spa dos pés

Mas ainda faltava ele, o Banho Turco. Eu não fazia ideia de como era porque preferi não pesquisar antes. Queria ser surpreendida!

Fui encaminhada a uma sala menor, onde há uma grande mesa de mármore. Esta pedra é aquecida a 42°C. A Larissa me explicou que para fazer o Hammam, a clínica deixa a mesa ligada pelo menos 24 horas antes. Por isso, para fazer o banho turco é preciso agendar antes.

Quando ela falou 42°C fiquei pensando como eu conseguiria deitar em algo tão quente, usando apenas um biquíni. Mas para minha surpresa, na hora que você encosta a pele na mesa, a sensação é bastante agradável. O banho começa com um balde de água sobre o corpo, seguido de uma esfoliação. Confesso que não morro de amores por esfoliação porque como sou branquela, minha pele é sensível e sinto dor muito fácil. Por isso a Larissa ‘pegou mais leve’ na força. Primeiro é feita a esfoliação do corpo todo de um lado. Depois, você se vira de bruços e ela repete o mesmo procedimento no outro lado.

banho turco

A maioria das fotos são de divulgação porque né, a blogueira é tímida.  (Foto: Divulgação)

Depois que passa essa etapa, vem a parte mais gostosa: a espuma!
Uma fronha cheia de sabão é espremida no seu corpo. É espuma para todos os lados. A sensação é tão gostosa, que parece uma leve massagem. Assim como a esfoliação, a parte da espuma também é feita primeiro do um lado do corpo, depois do outro, bem devagar, para você aproveitar a sensação de bem-estar.

A pedra quentinha, água caindo sobre o corpo, espuma, água caindo pelo chão, tudo isso provoca uma sensação de relaxamento espetacular. E para complementar ainda tem uma massagem no corpo.
Poderia terminar aí, mas não!

A essa altura seu cabelo já está encharcado. É então que começa a lavagem dele. Eu, particularmente, adoro quando alguém lava o meu cabelo. Agora imagine alguém lavando o seu cabelo por MEIA hora. Com calma, fazendo massagem no couro cabeludo, ensaboando, depois enxaguando.

Pois é assim que acaba o Banho Turco do Toujours Belle Spa. Ao final haviam se passado 4 horas desde que eu havia chegado. Por quatro horas me esqueci da vida, dos problemas, da correria, do trabalho, de tudo.

spa 2

Requinte até nos mínimos detalhes.

Além do relaxamento, o que mais o Hammam faz? Ele ajuda a desobstrução dos poros e favorece a hidratação da pele. A transpiração elimina as impurezas do corpo. Por esses motivos é muito recomendado a pessoas que tem retenção de líquidos. Essa técnica é bastante antiga e muito famosa na Turquia. Uma tradição onde as pessoas dedicam um tempo especial a um ritual de banho que resulta na purificação física e mental. A história conta que inicialmente os Banhos Turcos eram reservados exclusivamente aos homens. Mais tarde, por razões de saúde ou mesmo para recuperarem de partos, os Banhos Turcos acabaram por ser um direito adquirido pelas mulheres. Estes locais rapidamente se tornaram numa oportunidade de socialização. Para os homens, o Banho Turco proporcionava oportunidades de negócio, tramas políticas, serviços de barbeiro. Enquanto que para as mulheres este era o local ideal para a descoberta de futuras noras, apreciar música e danças.

Difícil encontrar alguém que foi para lá e não quis experimentar um banho turco. É um dos itens da minha Bucket List!

Mas, enquanto espero pela minha viagem à Turquia, posso aproveitar o Hammam em Curitiba.
Agora, depois de ler este post e ficar morrendo de vontade de experimentar, você deve estar se perguntando: “Quanto custa tudo isso?”

O  Ofurô dos Pés custa R$ 40 a sessão avulsa. Porém, como complemento, a cliente ganha a reflexologia nas mãos.

Já, o Banho Turco custa R$ 250.

Se o preço é mais do que você gostaria de pagar, apenas se faça essas três perguntinhas: É muito pra gastar com VOCÊ? Quanto vale o seu bem-estar? E por último, se você não gastar com você, vai gastar com quem?

***********************************

SERVIÇO:

Toujours Belle Spa

Endereço: Rua Duque de Caxias, n° 651, São Francisco (Próximo ao Shopping Mueller). Tem estacionamento próprio.

Telefone: (41) 3079-1553

Site: www.toujoursbelle.com.br

SPAS URBANOS assinatura

 

*** A visita ao Spa foi um convite, mas a opinião é estritamente pessoal! ***

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

2 Responses to “Série Spas Urbanos – Banho Turco em Curitiba”

  1. avatar
    1
    5 Dicas de presentes diferentes e bacanas para dar no Dia das Mães, em Curitiba | Ferias Now Says:

    […] o Toujours Belle Spa, onde recomendo dar de presente um Banho Turco. É sensacional! Dá uma olhada NESTE POST. Tem o Damani Spa, que oferece uma vista panorâmica de Curitiba. Falei sobre ele NESTE POST! O […]

  2. avatar
    2
    7 Lugares Para Conhecer em Curitiba – Abril 2016 | Ferias Now Says:

    […] ano passado, fiz uma série de posts sobre Spas Urbanos, onde eu dizia que às vezes você não precisa necessariamente viajar para relaxar e se sentir de […]

Leave a Reply