NYFA cool kids – Por Dani Ortiz

Post 3

Hoje eu vim falar sobre um dos cursos que vim fazer aqui em New York.
Quem já ouviu falar da New York Film Academy?
Yeap… é uma das mais conhecidas escolas de cinema do mundo e tem sede em vários países, mas a matriz é aqui em New York ( né?!)

Como eu cheguei até ela? Foi simples… Sou jornalista, gosto de escrever, gosto de televisão, amo cinema… e procurei alguns cursos na minha área pra dar um up grade no currículo e tal. Ano passado, passeando pelo site deles, descobri que eles oferecem uma série de cursos rápidos e eficientes e resolvi me aventurar.

Escolhi o curso de Filmmaking. Traduzindo literalmente para “aquele que faz filmes”, something like that =)

Fiz o curso relâmpago de uma semana e vim pra NY pensando: o que eu posso aprender tão rápido assim? MUITA COISA!

O curso foi maravilhoso, em um nível que nem eu conseguia acreditar. Em uma semana eu criei, fiz o roteiro, filmei e finalizei meu primeiro curta e participei da produção e gravação de vários outros.
Vocês podem dar uma olhada aqui.

E durante esse primeiro curso, a matéria que mais me chamou atenção foi a de Screenwriter. Primeiro, porque o professor era maravilhoso. 10 horas ouvindo ele falar sobre a criação de roteiros, como montar uma história… todos os elementos que juntos montam aquilo que assistimos no cinema. Sensacional!

Moral da história… eu queria mais!
Então, este ano quando vi a oportunidade, eu pulei nela. Escolhi o Workshop para Screenwriter.

No começo é aquele surpresa, porque a gente nunca sabe o que esperar, mas o que eu encontrei foi uma sala com 21 pessoas de 17 países diferentes buscando o mesmo objetivo: aprender a contar histórias.

As aulas são maravilhosas e muito dinâmicas. Eles chamam de Hands On workshop porque a gente realmente coloca a mão na massa.

No meu caso foram 3 professores que espalharam todo o seu conhecimento ao redor do mundo. E é incrível porque a gente aprende com quem realmente sabe fazer. Eles já trabalharam e trabalham em emissoras de televisão, grandes estúdios de Hollywood, tem as melhores histórias sobre todos os atores e muita coisa para ensinar.

É quase uma terapia em grupo, porque escrever sobre algo, criar um personagem, significa conhecer e prestar atenção em tudo e a todos a sua volta.
As tarefas de casa variam entre: vá até um café, fique sentado lá por 3 horas e anote tudo de interessante que você vê! Escutar conversas no metrô para entender a mente humana, criar histórias com aliens.

foto 01

foto 1

foto 2

foto 03

Mas enfim, como cheguei aqui.
Nas duas vezes eu contei com a ajuda dessa empresa mara chamada Interconnect (não, eles não estão me pagando nada e nem me deram desconto), mas o que acontece é que duas pessoas maravilhosas fizeram a maior correria pra que meu sonho acontecesse: Fer e Simone, jamais esquecerei. Ano que vem, Tailândia com um dia de antecedência. hahahaha

Planejar uma viagem, entrar em contato com a escola, pegar visto, pode ser bem estressante, então é bem legal contar com a ajuda de pessoas que já tenham contatos e saibam o caminho certo !! Eu recomendo 😉

E depois que está tudo certo, é só alegria.
Eles marcam uma entrevista com você por telefone, para garantir que seu inglês é bom mesmo. Porque, gente… vou ser sincera… Uma coisa é perguntar onde é o banheiro, outra totalmente diferente é entender termos tão específicos sobre um tema complexo.

As primeira semanas são mais difíceis, mas depois você pega o jeito e vai que vai. Hoje eu sonho e penso em inglês. É engraçado e bizarro ao mesmo tempo.

Durante o workshop, a gente desenvolve um filme. Sim… temos que escrever nosso primeiro filme. O que é ótimo, porque enquanto aprendemos, vamos testando o conhecimento e temos especialistas para dar aquela ajuda. É demais.

O nosso roteiro aqui tem que ter pelo menos 80 páginas… e não, não é tão fácil quanto parece.
Escutei isso de um monte de gente “nossa, só 80 páginas”  Hellooo, vc já escreveu algum roteiro? Teve algum filme produzido? Então… stop the judgment. Vulgo, vamos parar com o julgamento! Ham!

Enfimmm…. é muito legal ouvir a história que cada um tem. Muito! Diferentes países, diferentes culturas. Eu adoro.
As 21 pessoas são divididas em 3 classes de 7 pessoas, o que deixa muito mais fácil o contato com o professor, para tirar dúvidas e tudo mais.
Enquanto vamos escrevendo, fazemos uma leitura dinâmica de todos os 7 roteiros. Cada um ganha um personagem e vamos interpretando. Muitas risadas, muitos bons momentos!

E ao final de tudo isso a gente ainda aprende a lidar com a parte Business dessa profissão.

foto 02

foto 04

foto 05

foto 3

O curso me ajudou muito em algumas áreas da minha profissão, como criar roteiros, contar histórias… mas não é só gente da área que se aventura não. Tem muito médico, advogado, veterinário estudando por aqui também.
Minha sala tinha a faixa etária de 18 a 50 e poucos anos … porque nunca é tarde pra correr atrás do nosso sonhos. #ficaadica

A NYFA oferece muitos outros cursos de durações variadas… vale a pena entrar no site deles: www.nyfa.edu. Eles recebem palestra de atores, diretores, roteiristas… você fica totalmente dentro e imerso na cultura cinematográfica de NY.

Vale a pena dar uma olhada e qualquer dúvida, estou a disposição.

E claaaaro, a pergunta que não quer calar: e aí Dani, é muito caro?
É! São dólares e mais dólares…. mas a minha opinião é que vale cada centavo!!!
No site tem os preços também.

foto 4

É isso aí pessoal…. até a próxima. Meus dedos estão congelando… -3 graus hoje, no meio da tarde. Mas não dá nada.. Obrigada Universo pelo frio!! hahaha

Gratidão sempre!

Nasmastê!

 

728x90 (3)

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

One Response to “NYFA cool kids – Por Dani Ortiz”

  1. avatar
    1
    NYFA cool kids – Por Dani Ortiz - Agregador De Viagem Says:

    […] By Dani Ortiz […]

Leave a Reply