Meu Aniversário – uma comemoração diferente

CAPA

Semana passada foi meu aniversário. Este ano escolhi comemorar de uma forma diferente, sem festa, sem bolo e curtindo mais as minhas próprias vontades.
No ano passado fiz ESSE POST contando algumas curiosidades sobre o fato de eu ter duas datas de aniversário. E como este ano eu estava sem vontade de ter grandes preocupações, fiquei mais off socialmente, porém aproveitei para fazer passeios e conhecer lugares bacanas em Curitiba.

A ideia de fazer esse post veio na metade da semana, quando percebi que poderia ser uma inspiração para quem quer comemorar seu aniversário de uma forma diferente.

Durante a semana, a cada dia visitei um lugar novo, que nunca tinha ido. Desde um passeio a um lugar que eu queria ir há tempos, até um restaurante que eu nunca havia estado. Alguns passeios com desconhecidos, poucos com amigos e alguns sozinha. Principalmente sozinha.

O resultado da experiência foi que: quero fazer mais vezes.

Mostrei algumas coisas no Snapchat e quem é de Curitiba ficou tão curioso e interessado, que resolvi escrever esse post com mais informações sobre os lugares que visitei. É post grandão, já aviso!

Segunda-feira – 22 de agosto

A programação do dia começou cedo. Fui de Uber até o ponto de partida para um passeio diferente pela cidade. A convite da Special Paraná, uma agência de receptivo que já está há dez anos no mercado, fui fazer o passeio Curitiba Outro Olhar.

A ideia é mostrar um outro lado de Curitiba, para quem já conhece os pontos turísticos mais badalados.
A primeira parada foi no Museu do Holocausto. Fazia tempo que eu queria conhecer e sequer sabia onde ficava. Um programa forte e pesado, porém, recomendado. Você sai de lá dando mais valor para os bons sentimentos, como bondade e gentileza.

museuamanha

De lá fomos (uma turista e eu) para o Solar do Barão, no centro da cidade. Um espaço que já foi a mansão de um personagem importante da cidade, hoje é um espaço cultural com diversos cursos. E é onde também está localizada uma biblioteca dedicada às histórias em quadrinhos, a Gibiteca!

barao

Atravessamos a cidade para conhecer um santuário que está localizado em um bairro residencial, o Campo Comprido. No Santuário de Schoenstatt, o clima é de paz e tranquilidade. Perfeito para recarregar as energias.

santuario

Antes do almoço, uma passadinha pelo Parque Barigui, a famosa praia dos curitibanos. Como havia tido chuvas fortes nos dias anteriores, o parque estava um pouco mais difícil de transitar. Nem as capivaras se animavam muito em caminhar e fazer amizades.

barigui

Logo após o almoço, fomos visitar o Museu Egípcio, que fez parte das minhas recordações da escola. Lembro de ir, quando criança, e ficar algumas noites com medo de dormir sozinha, depois de conhecer a Tothmea, uma múmia de 2600 anos.

museu

A penúltima parada foi na Capela Santa Maria, um espaço lindíssimo, dedicado à música erudita e casa da Camerata Antiqua de Curitiba.

Para encerrar o passeio, fomos saborear a Carne de Onça na Mercearia Fantinato. Para quem ainda não provou, não se trata de carne de nenhum animal em extinção. É feita com carne moída de excelente qualidade, mais alguns temperos e condimentos. O motivo do prato ter esse nome é porque depois de comê-lo, você fica com o bafo de onça!
Além de um bar premiado pela Carne de Onça, o Mercearia Fantinato também tem uma caipirinha super diferente, feita com banana e canela. Experimentei e é saborosíssima. #Ficaadica.

carneonca

Esse passeio é feito todas as segundas-feiras, com saída garantida pela agência. É uma excelente opção para quem vem à Curitiba e não vai embora no domingo. Para saber mais sobre ele e o valor, dá uma olhada direto no site: specialparana.com.

E eu já falei de outros passeios feitos pela agência NESSE POST.

Como deixei o carro em casa, terminei o dia voltando para casa de ônibus. Coisa que não fazia há praticamente 1 ano. E a experiência de não precisar dirigir, nem se preocupar com o valor do estacionamento, foi libertadora.

paco

.

Terça-feira – 23 de agosto

Fazia tempo que eu queria conhecer o buffet de almoço do restaurante Forneria Copacabana da Av. Iguaçu. O motivo? Eles têm uma mesa de doces linda!
Aproveitei para matar essa vontade na terça-feira.

O almoço custa R$ 59,90 o kg e tem opções gostosas e diferentes. Tem até pizza, por que não?!

Já, a mesa de sobremesas é daquelas que você quer ficar parado na frente, só admirando. Eu sempre via vídeos do brownie, então era o que mais me chamava a atenção. Eles fazem uma torre de brownie, que tem consistência quase de um mousse. Delicioso!
Além disso, no dia tinha torta de limão, donuts, torta de twix (aquele chocolate), cheesecake, morango coberto com chocolate, Kit Kat, morangos extras e um mini bolo de Nutella digno do adjetivo pornfood.

nut

E as guloseimas não pararam por ali. No final do dia fui conhecer a segunda loja da Dr. Freeze, uma sorveteria que faz sobremesas fantásticas e divertidas. Eles abriram a primeira loja há 8 meses, pertinho da Praça da Espanha. E na terça-feira, abriram uma loja no bairro Cabral, pertinho de casa.

A marca é famosa por usar nitrogêncio em seus sorvetes, deixando-os com uma consistência extremamente cremosa. E além disso, fazem composições de deixar as pessoas mais formigas satisfeitas. Leite Ninho, Kinder Ovo, Nutella e sorvete. Tudo isso junto e misturado. O resultado é sempre de babar!

Experimentei uma sobremesa sem o sorvete: o Blach & White. Brownie, brigadeiros branco e ao leite, mais frutas vermelhas (leia-se amoras gigantes).

drfreee

Para quem quiser conhecer, a sorveteria fica ao lado do restaurante Bobardí. É pet friendly, tem estacionamento para bicicletas e fica aperta até as 22h.

Endereços:
Forneria Copacabana – Av. Iguaçu, 2820 – Água Verde – Facebook/Fcopacabana
Dr. Freeze – Av. Munhoz da Rocha – Cabral – Facebook/drfreezeoficial

.

Quarta-feira – 24 de agosto

Mais um dia que começou cedo e sem carro.
Novamente, a convite da Special Paraná, fui conhecer a Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais.
Há tempos queria conhece-la, pois sempre ouvi falar muito bem do lugar. Está a 1h de Curitiba e é uma atração perfeita para quem adora vinhos finos e espumantes. A vinícola é especializada neles.

Lá, eles produzem espumantes utilizando o método de Champagne, na França.

vinicola-brinde

chale

Passeamos pela propriedade, os parreirais de uvas finas e depois tive uma visita guiada para aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação dos vinhos e espumantes.

Ao final, uma deliciosa degustação… às 10h da manhã. Isso é o que eu chamo definição do ditado Carpe Diem levado ao pé da letra.
A vinícola é um passeio tão bacana, que vai ganhar um post mais detalhado aqui no blog.

vinicola-vinho

Tem uma cachoeira linda!

Tem uma pequena cachoeira linda!

Cheguei à Curitiba na hora do almoço. Então, aproveitei para conhecer o Hoog Deli, um café que também serve almoços e lanches.
Está localizado na Praça Osório, dentro do prédio da Universidade Positivo.
A fome era tanta, que esqueci de fazer fotos, fiz apenas Snaps. Mas isso não é problema, pois devo voltar em breve.

Antes de voltar para casa, passei na Confeitaria Lancaster (já falei dela NESTE POST), para comprar as deliciosas Bombas, que fazia tempo eu estava com vontade e na correria do dia a dia, nunca parava ali. Matei a vontade!

Endereço:
Vinícola Araucária – Rua João Greboge da Larva, JT461 – Col. Murici, São José dos Pinhais – Facebook/vinicolaaraucaria
Special Paraná – R. Voluntários da Pátria, 262 – Centro – Facebook/specialparana

.

Quinta-feira – 25 de agosto

Eis que chegou o dia do meu aniversário. Como falei anteriormente, não planejei festa nem nada. Quem lembrasse, ok. Quem não lembrasse, ok também.

Escolhi ir almoçar em um restaurante que nunca tivesse ido. Foi difícil deixar de lado aqueles que já conheço e gosto bastante. Mas descobrir novos restaurantes preferidos também é legal.

Com vontade de comer algo que me surpreendesse ou remetesse a um bom momento, acabei escolhendo o Armazém Português.
A escolha não podia ser mais acertada!

armac

O ambiente tranquilo, com a decoração que me fez viajar de volta à Lisboa e Porto. E o prato… incrível e muito bem servido. Lombo de Bacalhau com Batatas ao Murro!

armazem
Gostei tanto que, acabei voltando no dia seguinte.

Saindo de lá, fui até a Mary Ann Apple Factory comprar uma daquelas maçãs carameladas, que é meu atual vício. Gosto muito da cor de rosa, porque é bem docinha. Mas, seguindo a lógica da experimentação, optei por uma que tinha curiosidade e nunca tinha comida: a de três chocolates. Chocolate branco, ao leite e amargo. Deliciosa.

macaa

E no final do dia, fui surpreendida com uma caixa dos meus doces favoritos da vida: brigadeiros! Não preciso dizer que devorei 20 brigadeiros assim, num piscar de olhos, afinal, não tem como resistir à essa maravilha vinda d’O Melhor Brigadeiro de Curitiba.

brig

Do Facebook direto para minha casa. Como não amar O Famoso Brigadeiro?!

Endereços:
Armazém Português – Rua Moysés Marcondes, 440 – Juveve – Facebook/armazemportugues
Mary Ann Apple Factory – R. Viêira dos Santos, 162 – Centro Cívico – Facebook/MaryAnnAppleFactory
O Famoso Brigadeiro – R. Fernandes de Barros, 1554 – Hugo Lange – Facebook/ofamosobrigadeiro

.

Sexta-feira – 26 de agosto

Acordei um dia mais velha.
Na hora do almoço, voltei ao Armazém Português para provar o almoço executivo que eles servem (a partir de R$ 22) sempre com duas opções de pratos: bacalhau ou um grelhado acompanhado de massa. Ambos acompanhados de uma salada para a entrada.

Novamente, acertei na escolha: entrecot com nhoque ao molho de tomate assado. Delicioso. Mas o que mais me encantou foi a sobremesa. Rá! Acharam que eu iria esquecer de mencionar a sobremesa? Heheh

Indicado por um amigo, provei os churros com doce de leite. Tão delicioso quanto todo o restante do cardápio. Para quem gosta de churros, certamente vai se deliciar. Massa leve, daquelas que você pode comer uma dúzia sem nem perceber.

churros

A novidade do dia ficou para o jantar. Fui conhecer o Coco Bambu, famoso restaurante que inaugurou recentemente em Curitiba.
Como havia lido que os pratos são gigantes, esperei para ir com amigos. E posso dizer, de antemão, que o restaurante é super bacana e vale a pena. Tive uma excelente experiência.

Depois de estudar o cardápio que mais parece uma monografia, de tão grande, optamos por um prato com camarão e outro com peixe. Ambos de raspar os pratos.

cocomassa

As caipirinhas também são um capítulo à parte. Imagino que eles devem ter uma quitanda dentro do restaurante, pois a variedade de opções de frutas é imensa. Experimentei da de abacaxi e a coco frozen (com leite condensado). Deliciosas.

E na hora da sobremesa optei por um petit gateau de amêndoas com limão siciliano, que estava ok. Mas o que me roubou o coração foi a tapioquinha que minha vizinha de mesa pediu. Acabei, na cara dura, ‘roubando’ uns pedacinhos. Preciso voltar lá para comer uma inteira. Vem com bastante recheio de coco e uma micro jarra com leite de coco para jogar por cima. Muito.. muito.. muito gostosa!

tapioca

Endereço:
Coco Bambu – Shopping Crystal – R. Comendador Araújo, 731 – Batel – Facebook/Cocobambucuritiba

.

eu

E assim foi a minha semana: com turismo e gastronomia, minhas paixões.
Acredito que, independentemente da cidade onde se esteja, sempre dá para descobrir ou redescobrir lugares.
E seja qual for os seus gostos, tirar uma semana para se dar de presente é sempre energizante e inspirador.

.

Ah! E se você chegou até aqui e ainda está se perguntando o motivo da foto de destaque não ter nada a ver com o post, eu explico: os moços na foto são os cantores Vavá e Márcio. Pagodeiros. O Vavá faz parte da minha vida há 20 anos e na semana passada, coincidentemente, estive com ele. Foi o início da minha comemoração de aniversário hehehe. Fora isso, a foto foi – como diria ThaynaraOG – só pela polêmica! hahahah 

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply