Lugares especiais em Curitiba, recomendados por blogueiros curitibanos

CTBA BLOGUEIROS

Na semana passada li uma matéria muito bacana no blog BitMeMad, onde blogueiros brasileiros e portugueses davam dicas de seus lugares preferidos em Madrid.

E aí veio a ideia de aplicar isso aqui com o tema Curitiba. Afinal, Curitiba tem tantos lugares bacanas e tantos blogs legais que também dão dicas. Por que não reunir uma lista deles num post só?!

Por isso, chamei alguns dos blogs curitibanos que mais leio e pedi que indicassem um lugar especial para levar (e impressionar) um amigo que vem de fora; e um restaurante / bar / café preferido para levar alguém ou recomendar.

Aqui vão as dicas desses blogueiros:

1 – Sabrina Olivetti, do Coisas de Diva:
Um lugar especial para levar (e impressionar) um amigo que vem de fora, eu indico o Restaurante Sel et Sucre. Acho a comida muito gostosa e o ambiente é super charmoso.
E na categoria restaurante/bar/café legal, eu levaria na confeitaria Caramelodrama, que tem doces lindos e super gostosos.

  • Restaurante Sel et Sucre: Alameda Presidente Taunay, 396 – Batel.
  • Confeitaria Caramelodrama: Alameda Presidente Taunay, 434 – Batel.
(Foto: Coisas de Diva)

(Foto: Coisas de Diva)

2 – Rafaela Oliveira, do Organize Sem Frescuras:
Eu indico a Feira Hippie, que reúne aproximadamente 2.500 barracas de artesãos expondo a cultura e a gastronomia local todos os domingos. Lá você encontra desde roupas de bebê, artesanato diversos, entre outros vários itens selecionados a dedo pelo artesão. É muito legal ir à um lugar e se deliciar com tantas ideias criativas e lindas reunidas para todos os gostos e bolsos. Para mim, a feira Hippie é parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco de Curitiba. Faça chuva, faça sol os artesãos estão presente todos os domingos, expondo suas artes, feitas com muito carinho e capricho, a maioria feitos à mão.

E quanto a restaurantes, eu gosto de vários. Amo comer bem e em boa companhia. Tem um lugar que acho muito especial: o Lagundri!
Amo a comida de lá, acho a mistura de sabores e condimentos perfeito! Também adoro o ambiente, acho acolhedor e romântico. Super bacana de ir com seu amor ou os amigos.
O atendimento de lá também é muito bom. Analiso muito isso nos restaurantes e para mim, o atendimento é fundamental para eu voltar.

  • Feirinha do Largo da Ordem: Cavalo Babão – Rua Kellers, s/n – São Francisco, aos domingos.
  • Lagundri: Rua Saldanha Marinho, 1061 – Centro.

*** A Rafa fez um vlog visitando a Feirinha. Para assistir, CLIQUE AQUI! ***

3 – Natália e Priscila, do blog A Terapia de Alice:
Quando um amigo vem a Curitiba, não pode deixar de conhecer o Mercado Municipal. Principalmente o Maia Box, que tem um delicioso sanduíche de mortadela e um inconfundível caldinho de feijão aos sábados. Vale a pena experimentar também os outros pratos e porções. :) Além disso, tem ainda o Le Caffés Especiais, que além da torta de damasco mais famosa da cidade, eles possuem diversos tipos de cafés, quentes e gelados. Experimente o Capuccino de Nutella, é maravilhoso! (Natália)

Eu gosto de levar os meus amigos ao bar Simples Assim, um boteco muito descontraído aqui de Curitiba. Lugar super agradável, com música boa, dá para conversar com os amigos e dar boas risadas. Eles têm diversas cervejas especiais, e o cardápio, preparado pelo Chef Gui, é sensacional. Eu indico a famosa batata frita 4 queijos e orégano flambada, que é uma exclusividade do bar. Ah! Lá também é uma excelente opção para assistir a eventos pontuais com amigos, como jogos ou lutas! (Priscila Ribas)

  • Mercado Municipal: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro.
  • Bar Simples Assim: R. Alferes Ângelo Sampaio, 1671 – Água Verde.
(Foto: A Terapia de Alice - Milene da Mata)

(Foto: A Terapia de Alice – Milene da Mata)

4 – Bárbara Alcântara, do Tudo Orna:
Nosso lugar preferido para levar um amigo de fora é a Feirinha do Largo da Ordem.
A Feirinha do Largo da Ordem, também conhecida como Feirinha Hippie, é tipo ponto turístico indispensável se você vem visitar Curitiba.
Se for no meio da semana, o legal mesmo é pegar o ônibus de turismo e conhecer um pedacinho de cada lugar de Curitiba. A Linha Turismo circula nos principais pontos turísticos, passando por parques, praças e outras atrações da cidade, o passeio dura duas horas e meia.

Nós amamos feirinhas, para comer nós levaríamos nosso amigo na Feira Gastronômica do Batel ou Feirinha do Batel. É uma delícia e conta com 21 barraquinhas de comidas típicas. Geralmente escolhemos pierogi ou camarão. Se for no meio da semana, gostamos da Cantina do Délio que é especializada em cozinha caseira italiana. No cardápio estão massas e carnes no serviço à la carte. Entre os pratos, a sugestão da casa é o Mignon com Tagliatelle Alho e Óleo e Ensalada de Mignon.

  • Feira Gastronômica do Batel: Entre as ruas Carneiro Lobo e Gonçalves Dias, Bairro, Batel S/N. Sábados das 11h 30m ás 21h.
  • Cantina do Délio: R. Itupava, 1094 – Alto da Glória.

*** O Blog Tudo Orna fez um vídeo passeando na Linha Turismo. Para assistir, CLIQUE AQUI! ***

Feirinha do Batel. (Foto: Tudo Orna)

Feirinha do Batel. (Foto: Tudo Orna)

5 – Jéssica Belcost, do Keep Calm and DIY:
Curitiba tem muitos parques e lugares lindos! Com certeza alguns que nem eu mesma conheço. Poderia levar na torre panorâmica, mas acho que iria acabar preferindo um lugar que, apesar de comum (para os curitibanos), é o que frequento e gosto: Parque Barigui.
Ele é grande, bonito e representa bem a cara de “Curitiba verde”. Além do acesso fácil, eu ainda poderia mostrar alguns locais pelo caminho até chegar ao parque.

Se a pessoa estivesse a fim de gastar um pouquinho mais, levaria ela no Forneria Copacabana. Acho a combinação tanto salgada, quanto doce, muito boa! E se ela quisesse gastar menos, iríamos no New York Café, comer Onion Rings e brownie!

  • Parque Barigui: Av. Candido Hartman, 2512.
  • Forneria Copacabana: R. Itupava, 1155 – Hugo Lange.
  • New York Café: Rua XV de Novembro, 2916 – Alto da Rua Quinze.
(Foto: Jessica Belcost)

(Foto: Jessica Belcost)

6 – Jr Caimi, do Tip Trip:
Eu recomendo o Parque Tanguá para um passeio em meio a natureza e o Armazém Califórnia para comer o melhor da comida Árabe da cidade.
O parque é pra mim a melhor opção de estar em contato com a natureza, além de ser muito bonito e estruturado. A parte da frente é bem concorrida, mas pra mim, o melhor é ficar lá nos fundos, que é super tranquilo. Lugar excelente para praticar slackline.

O Armazém Califórnia é aquele lugar que você só conhece se alguém te levar lá, mas depois da primeira vez você não deixa mais de frequentar o lugar. Com certeza a melhor comida árabe de Curitiba. Comida muito saborosa feita pelos proprietários com temperos que vêm do exterior. Possui boa carta de cerveja artesanal e o melhor de tudo, restaurante com preço acessível.

  • Parque Tanguá: Rua Oswaldo Maciel – Pilarzinho.
  • Armazém Califórnia: R. Saldanha Marinho, 68 – Centro.
Parque Tanguá. (Foto: Jr. Caimi)

Parque Tanguá. (Foto: Jr. Caimi)

7 – Anna e Mariana, do Finestrino:
Curitiba é cheia de parques lindos e muito bem cuidados. Além do Jardim Botânico que é a grande estrela por aqui, eu gosto de levar as pessoas para conhecerem o Parque Tanguá, do outro lado da cidade. Acho um parque diferente, colorido e muito agradável para passear. Além de render ótimas fotos de todos os ângulos! (Anna)

A cidade tem ótimas opções gastronômicas, mas sempre que alguém pede a indicação de um restaurante, não hesito em citar o Poco Tapas, não só pela comida deliciosa, mas pela experiência com a gastronomia molecular. Limão em pó, azeite em bolinhas e ar de uva. Esses são apenas alguns dos ingredientes diferentes que compõem os pratos do Poco Tapas. Para finalizar a refeição, a pipoca caramelizada bafo de dragão vai fazer você soltar fumaça pela boca e pelo nariz, literalmente. (Mariana)

  • Poco Tapas: Avenida Vicente Machado, 2786 – Batel.
(Foto: Finestrino)

(Foto: Finestrino)

8 – Eu, Ledinara Batista, do Férias NOW e Quero Doce:
Sempre digo que Curitiba é um destino para se passar pelo menos uma semana. Tem muitos lugares para conhecer e tem uma variedade imensa no quesito gastronomia.

Inclusive, geralmente quando levo algum amigo a algum lugar, tem sempre gastronomia envolvida. Nas regiões do Batel e do Alto da Quinze tem muitas opções gostosas. Impossível listar apenas uma ou duas. Gosto muito do Terrazza 40, por ser um restaurante diferente, o único panorâmico em Curitiba. Além, é claro, da deliciosa comida que serve-se lá. Dependendo do horário, também gosto bastante do Babilônia Gastronomia. Principalmente, o da Batel, que é 24 horas. Ali é impossível não encontrar uma opção deliciosa para experimentar. Minha indicação, claro, é o Petit Gateau de Nutella.

E outro lugar que sempre recomendo e que vou com bastante frequência é a loja do O Famoso Brigadeiro. Quem ama brigadeiros fica louco naquela loja e é tudo super fresquinho e delicioso.

  • Terrazza 40: R. Padre Anchieta, 1287 Cobertura – Bigorrilho.
  • Babilônia Gastronomia 24 horas: Alameda Dom Pedro II, 541 – Batel.
  • O Famoso Brigadeiro: R. Fernandes de Barros, 1554 – Hugo Lange.
(Foto: Férias NOW!)

(Foto: Férias NOW!)

 

Espero que vocês tenham curtido as dicas. E se tiverem as suas, deixem nos comentários também. Adoro conhecer lugares novos!

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

One Response to “Lugares especiais em Curitiba, recomendados por blogueiros curitibanos”

  1. avatar
    1
    Melissa Correa Says:

    Que post incrível! Muitas ideias legais pra aproveitar Curitiba! Tudo anotadinho!! Obrigada!!

Leave a Reply