Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu 2016 – Como foi?

deestaque festival

Fiquei muito feliz com o convite do Festival de Turismo das Cataratas para que o blog fosse conhecer a feira e, de quebra, conhecer os passeios que ainda não conhecia em Foz do Iguaçu.

O evento foi realizado de 15 a 17 de junho e reuniu a imprensa de diversos lugares do país. A missão: discutir e divulgar o turismo em Foz, essa cidade que tem uma das Sete Maravilhas da Natureza. E claro que não podia faltar na programação uma visita a elas.

Cheguei a Foz na quarta-feira de tarde. Meu voo foi alterado pela Azul e acabou não dando tempo de fazer o primeiro passeio da programação: um city tour pela cidade.
Aproveitei para descansar um pouquinho no hotel onde fiquei hospedada, que aliás, é um sonho de hotel: o Recanto Cataratas – Thermas Resort & Convention!

hotel-1

Uma das minhas metas é voltar futuramente para a cidade apenas para curtir esse hotel, que também é um resort, considerado um dos melhores da cidade e premiado na categoria de melhor resort para famílias.

hotel-4

Quarto amplo e espaçoso

hotel2

Amenities 

hotel-5

Muito amor pela banheira.

hotel-3

Café da manhã bem variado. Olha a quantidade de opções para pães!

Piscina de água termal Recanto Cataratas (1)

Inúmeros motivos para querer voltar e desfrutar desse hotel no verão. (Foto: Divulgação)

À noite assisti à Solenidade de Abertura do Festival 2016, realizada no Rafain Palace & Convention, onde foi realizado o Festival durantes os dois dias seguintes.

O dia seguinte começou cedo e o primeiro passeio foi num dos parques mais visitados da cidade: o Parque das Aves!

aves1
Localizado bem próximo das Cataratas, o parque é um refúgio que trabalha a preservação da fauna e flora. Lá são acolhidas aves que não possuem mais condições de continuar na natureza e elas proporcionam uma experiência incrível aos visitantes.

aves2

aves3

De lá, saímos em direção ao Parque Nacional do Iguaçu para apreciar o lado brasileiro das Cataratas. Esse é, sem dúvida, um passeio que vale a pena ser feito muitas vezes. A beleza do visual é tanta, que a gente nunca se cansa de ver. Foi a terceira vez que visitei e certamente está longe de ser a última.

cat1

cat3

cat2

O nosso almoço foi no restaurante do Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, outro resort que vale a pena se hospedar, pois, a quantidade de atrações e atividades para adultos e crianças é incrível. Aproveitei para conhecer parte do Espaço Turma da Mônica Jovem, localizado dentro do localizado dentro do Espaço Teen do Bourbon Fun Place. Quem me acompanha no Snapchat (Feriasnow) pode perceber o quanto fiquei encantada com a Discoteca da Mônica.

b02

b03

IMG_9462

SnapSave

b01

Também tem o Espaço Turma da Mônica Baby. Lindo de morrer!

Após o almoço, fomos para o Festival de Turismo. Aliás, fiquei impressionada com a visibilidade que essa feira consegue ter nacionalmente. Ela não é grande, mas propicia bons negócios na área do turismo. E mostra como Foz do Iguaçu é rica em atrativos turísticos, um destino que merece ser visitado e revisitado diversas vezes.

f01

Stand Fofura do Beto Carrero World

No final da tarde participei de mais um passeio, dessa vez o Porto Kattamaram, um passeio pelo lago de Itaipu, com direito a vista inspiradora do pôr do sol. Nesse dia ele foi bem tímido, porém não menos bonito. Seguido pelo jantar no restaurante do porto, que tem vista panorâmica para o lago.

k03

k01

k02

Na sexta-feira, o dia também começou cedo. Fizemos uma visita ao Centro de Capacitação do Sindhotéis, onde será ministrado o primeiro curso da escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, em Foz do Iguaçu. Um importante acontecimento que vai alavancar ainda mais o turismo gastronômico da cidade.

De lá, fomos para a Itaipu Binacional. Das outras vezes que estive em Foz, não conheci a Itaipu, por isso, esse era um dos meus passeios mais aguardados.

it01

Fizemos o Circuito Especial, que é o passeio mais completo. Além dele, há também o passeio Vista Panorâmica.
No Circuito Especial conhecemos um pouco mais da arquitetura da usina. Vimos um pouco do seu funcionamento, com direito a visita onde estão as turbinas. E tivemos a sorte de pegar uma das comportas abertas, para aquela tradicional foto.

it02

it03

it04
Ao final de 1h30 de passeio (o passeio normalmente tem 2h30) foi possível entender melhor porque a usina é considerada um dos projetos de engenharia mais ambiciosos do mundo.

Saímos de lá no início da tarde e fomos almoçar na Churrascaria do Gaúcho, um restaurante rústico, que serve deliciosos cortes de carnes.

Energias recarregadas, fomos para o segundo e último dia do Festival de Turismo, que contou com a primeira edição do Salão de Vinhos Argentinos, com deliciosas degustações.

Durante a noite, foi realizado o Jantar Arroz Amigo, uma confraternização de encerramento do Festival. O Jantar teve como objetivo divulgar a culinária à base de arroz (o menu levou arroz da entrada à sobremesa) e também promover a solidariedade, pois era pedido aos participantes que levassem 1kg de alimento a ser repassado para a entidade beneficente Santíssima Sagrada Família de Foz do Iguaçu.

Voltei para Curitiba no sábado de manhã, com a certeza de que Foz do Iguaçu é um destino para muito mais do que um simples fim de semana. É um destino que merece ser visitado e revisitado muitas vezes. Uma cidade que é exemplo de como se viver do turismo. E que tem atrativos turísticos de dar inveja (boa) ao país inteiro.

Na dúvida sobre qual destino escolher, Foz do Iguaçu pode ser a melhor escolha.

Vai ter post sobre o Vale dos Dinossauros e os outros museus da Dreamland.

Vai ter post sobre o Vale dos Dinossauros e os outros museus da Dreamland.

O blog agradece ao Festival de Turismo das Cataratas pelo convite. E para quem quer saber mais sobre Foz do Iguaçu, abaixo tem uma listinha de posts para vocês se encantem.

Hospedagem em Foz do Iguaçu – Hotel Águas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Macuco Safari – Imperdível
Icebar Iguazú – Parada Obrigatória na Argentina

Restaurante A Piacere – Excelente gastronomia a preços acessíveis em Puerto Iguazú
10 Bons Motivos para conhecer Puerto Iguazú

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply