Curso de Jornalismo de Viagens com Paco Nadal

paco destaque

Os dois principais motivos da minha viagem à Espanha no mês passado foram: um curso de jornalismo de viagens com Paco Nadal, na Escuela de Periodismo do El País. E claro, poder matar um pouco da saudade de Madrid, afinal, fazia dois anos que eu não ia para lá.

Há tempos venho buscando alguns cursos na Espanha e quando a Turomaquia me falou desse, eu fiquei eufórica.
Já conhecia um pouco do trabalho do Paco e o admirava. Mas, depois de ver esse curso, me aprofundei ainda mais e… me apaixonei pelo trabalho dele. Ele se tornou uma fonte de inspiração.

Paco Nadal é um jornalista que escreve sobre viagens e natureza. Tem um blog dentro caderno El Viajero, no jornal El País. Também tem um canal de vídeo no Youtube, onde mostra suas viagens. Já escreveu diversos guias de viagens e fez reportagens para as principais publicações do nicho no mundo. E há 9 anos tem um programa semanal na rádio espanhola Cadena Ser. Além disso, viaja dando palestras e cursos sobre jornalismo de viagem.

O jornalismo de viagem sempre foi um tema que me desperta paixão. Contar histórias, apresentar personagens, fazer o leitor viajar junto contigo através de um texto bem escrito. Isso me inspira e me motiva sempre que penso em um post.

Hoje há inúmeros blogs de viagem na internet, muitos mesmos. Alguns que gosto muito e sou fã, outros que percebo de longe o quanto usam os termos ‘blogs’ e ‘viagem’ equivocadamente, quando são apenas sites de serviços. E tem aqueles que inspiram. Muito.
Sempre quis que o Férias NOW fosse um desses blogs gostosos de ler, que inspiram, motivam e acabam, consequentemente, influenciando na escolha de uma hospedagem, um restaurante, um passeio e agora também, um guia de lugares para comer doces em Curitiba.

Então, sempre busquei cursos de aperfeiçoamento na área de travel-writer e esse do El País me deixou tão inquieta, que fui a terceira pessoa a me matricular, logo que abriram as vagas. Sim, fiz a matrícula muito antes de comprar a passagem ou de planejar quantos dias ficaria em Madrid.

IMG_2296

Conhecer Paco Nadal, saber um pouco da sua rotina e passar um fim de semana inteiro estudando nas dependências do El País, um dos maiores jornais do mundo, foi o melhor presente que eu poderia ter me dado justamente quando o blog completou 6 anos.

IMG_2295
Na turma haviam vinte pessoas. Alguns blogueiros, algumas pessoas que trabalhavam em agências de viagens, alguns estudantes universitários que estavam fazendo o curso apenas como extensão. Todos de países hispanohablantes. Todos, menos eu. Não digo que fui a única estrangeira, porque havia uma pessoa do México. Mas, definitivamente, era a única que não vinha de um país de língua espanhola. Isso dificultou o aprendizado? Nem um pouco!

IMG_2299
Desde muito cedo tenho paixão pelo idioma e apesar de não ter a fluência que gostaria, entendo tudo perfeitamente bem e não passo apuros parar me comunicar na Espanha.
O curso começou na tarde da sexta-feira e durou até a tarde do domingo.

Às 16h da sexta-feira conhecemos o Paco, conhecemos o grupo e ficamos sabendo como seria o curso nos dois dias seguintes. O encontro foi até às 20h da tarde (na Espanha, só é considerado noite após as 21h). Paco se surpreendeu quando soube que eu era do Brasil e que havia ido apenas por conta do curso. Inclusive me deu a opção de escrever a reportagem em português. Mas, claro que descartei essa hipótese. Uma vez na Espanha, óbvio que escreveria em espanhol, mesmo que isso significasse alguns errinhos de gramática hehehe.

IMG_2298
No sábado pela manhã, nossa tarefa era encontrar uma reportagem, um assunto, para escrever sobre a Plaza Mayor. E às 13h nos encontramos com Paco para almoçar ali perto e depois irmos juntos para o El País, onde escreveríamos o texto até às 19h.
Minha reportagem foi sobre o restaurante mais antigo dentro da Plaza Mayor, o bar e restaurante Los Galayos.

IMG_0852

IMG_0864
No domingo pela manhã, nosso último dia de curso, nos encontramos no El País, pudemos conhecer a redação, tirar fotos e depois, cada um leu sua reportagem para o Paco avaliar.

Em seguida ele contou um pouco mais sobre o seu processo de trabalho, o equipamento que utiliza e como ele escolhe os destinos para onde vai. Além de ter um blog dentro do El País, ele também trabalha muito com vídeos em seu canal no Youtube.

IMG_2294

IMG_1080
A verdade é que a realidade da blogosfera na Espanha, talvez na Europa, é um pouco diferente da brasileira. Lá ainda não chegou tão fortemente a parte comercial, como existe aqui no Brasil. Lá, ainda se escreve mais por paixão, do que em troca de uma hospedagem ou algum presskit. Se escreve pelo simples desejo de querer compartilhar experiências com os leitores, de querer contar histórias e descrever passeios. Mais post em blog e menos em redes sociais. Mais paixão, menos monetização.

E o que eu posso aplicar disso aqui, na minha realidade?
Inspiração!

IMG_0915

IMG_0863

Para quem quiser fazer esse curso, fique antenado no site da Escola de Periodismo do El País. Segundo o Paco, esse curso tem pelo menos duas vezes ao ano. O valor que paguei foi 150€, pagos através de paypal. Mais informações nesse site: http://escuela.elpais.com/categoria-producto/talleres/.

IMG_2297

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

4 Responses to “Curso de Jornalismo de Viagens com Paco Nadal”

  1. avatar
    1
    Paco Nadal Says:

    Olá Leidinara. Foi um grande prazer conhecê-lo. E uma honra para mim que você veio do Brasil para participar do curso. Eu acho que eles foram três dias muito positivos para todos. Também para mim, porque eu sempre aprender coisas dos estudantes. Você me ensinou que eu tenho que começar a usar snapchat , jajaja!
    Um grande abraço a partir de Espanha

  2. Ledinara Batista
    2
    Leidinara Batista Says:

    Não sabia que você falava tão bem o português Paco!
    Fico muito feliz com seu comentário. E sim. hay que hacer un snapchat! jajaja
    Y hay que venir pronto a Brasil!
    Abraço!!! :)

  3. avatar
    3
    Silvia Oliveira Says:

    Adorei saber mais do curso. Uma amiga me indicou na época das inscrições e por um triz não embarquei. Se soubesse que você estava indo, até teria me animado. Hahahaha!

    Mas de onde você tirou essa visão romântica de que os blogs na Espanha ainda escrevem mais por paixão? 😀 Nanã. A maioria é tão corrompida como aqui. Participei como palestrante do maior encontro de blogueiros da Espanha (TBM) no ano passado (http://www.travelbloggersmeeting.com) e os que querem trabalhar sério (sim, há muitos!) sofrem com as mesmas questões daqui: gente que faz post patrocinado sem sinalizar, que faz post em troca de almoço grátis, que viaja a convite e omite esta informação, que abre blog para ficar pedindo cortesia de passagem aérea, hotel, etc. Gente muito preocupada em ganhar com quase nada a oferecer. Poizé…

    Enfim, se você tiver a oportunidade de participar de um TBM vai amar (geralmente acontece em maio), porque o evento entra no universo objetivo dos blogs de viagens com discussões riquíssimas que só nos ajudam a trabalhar melhor. Aliás, muitas das associações de blogs espanholas nasceram inspiradas na ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem, justamente para tentar adequar a categoria às regras éticas do mercado! Bjs! 😉

  4. Ledinara Batista
    4
    Leidinara Batista Says:

    Silvia, adorei saber desse encontro. Vou me informar. Quem sabe não rola no ano que vem. Queria ir pra Fitur, mas tá muito aí já… sobra vontade e me faltam euros hehe.
    Mas então, o Paco passou mais essa visão apaixonada, acho que tive pouco contato com bloggers lá, todos eram mais jornalistas. Fiquei curiosa. Gracias pela dica! E pena mesmo… poderíamos ter ido juntas. :)

Leave a Reply