Curitiba tem jantares-aulas de gastronomia literária!

GASTRONOMIA LITERIARIA

Jantar e literatura… gastronomia literária… esse foi o convite que recebi esta semana. Na hora fiquei empolgada e pensei que seria muito bacana divulgar em um post do Facebook. Mas o evento foi tão gostoso, tão cativante, que percebi que ele merecia um post aqui no blog. Afinal, se vocês gostarem, no mês que vem haverá outro. Dá para se programar e ir conhecer!

Curitiba está sempre recebendo os mais variados tipos de eventos; a cada dia abre um novo restaurante; Há sempre inúmeras opções de coisas para se fazer na cidade. Tanto para o turista quanto para os curitibanos. E esse evento é um desses exemplos.

A proposta do Conversas à Mesa é encantadora. Um jantar intimista, preparado por uma chef com mãos de ouro, enquanto alguém vai contando histórias referentes à literatura e o autor, que neste caso foi Jorge Amado. Uma deliciosa experiência.
Assim foi o jantar criado pela união e parceria do Espaço Hoy, com a Escola de Texto e a Chef Renata Vidal.

IMG_5538

Começando pelo local escolhido, o Espaço Hoy. Muita gente me perguntou no Instagram se era um restaurante. Não é! Imaginem uma cozinha-escritório que pode ser alugada para pequenas reuniões, cursos e mini eventos intimistas para até 15 pessoas, onde o anfitrião recebe à vontade como se estivesse em casa. Se já não bastasse a decoração fofa, essa sala ainda está localizada escondidinha, no Batel, atrás de uma floricultura. Lembra muito Europa. Daqueles lugares que você vê um corredorzinho e quando chega ao final se depara com um jardim secreto. É mais ou menos assim!

A Chef é jornalista de formação e blogueira de gastronomia. Ministra cursos de gastronomia e também oferece os serviços de personal chef e produtora de eventos gastronômicos intimistas. Ou seja, ela tem aquele traquejo que faz qualquer pessoa se sentir na casa de um amigo.
Para esses jantares, a Renata adaptou receitas presentes na obra e pratos favoritos dos dois autores. O contexto em que a comida está na obra dos escritores é inserido aos participantes pelas facilitadoras da Escola de Texto.

IMG_5560

Como o tema de hoje era Jorge Amado, a gastronomia foi… baiana. Uma alquimia de sabores!
O jantar foi baseado no livro de receitas A Comida Baiana de Jorge Amado, editado por Rita Lobo, com base na compilação feita pela filha do escritor, Paloma Amado. Renata escolheu preparar Casquinho de Siri, Arroz de Hauça e Ambrosia.

IMG_5563

Casquinha de Siri com farofas feitas na manteiga e no azeite de dendê.

IMG_5543

Arroz de Hauça. (Arroz com camarão seco e carne seca. Tudo com toque de azeite de dendê e leite de coco).

IMG_5552

De sobremesa… Ambrósia. Aquele doce com sabor de infância.

IMG_5562

O molho de pimenta fez tanto sucesso que a Chef Renata preparou alguns para os convidados trazerem pra casa *-*

Salivou?
Pois então… no mês que vem tem o segundo jantar. A ideia deles é fazer, pelo menos, um por mês. O tema de abril será… Vinicius de Morares. O menu será a partir do livro ‘Pois sou um bom cozinheiro. Receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes’, de Daniela Narciso e Edith Gonçalves. O cardápio será Massa Funghi sem Creme, Camarões au Sauce Tartare e Bom Bocado. Hummmm…

O jantar será dia 29 de abril, às 19h. O investimento é de R$ 120 por pessoa.

Para mais informações, basta ligar em algum desses telefones: Informações: (41) 3779-6204 I (41) 3598-8668 I (41) 8701-3517.

Agora me diz se não é um evento diferente e tentador? Boa gastronomia, boas conversas e uma noite pra lá de agradável. Não tem como não ser perfeito.

IMG_5564[1]

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

One Response to “Curitiba tem jantares-aulas de gastronomia literária!”

  1. avatar
    1
    Curitiba tem jantares-aulas de gastronomia literária! - Agregador De Viagem Says:

    […] By Leidinara Batista […]

Leave a Reply