CURITIBA – ROTEIRO DE 5 PASSEIOS PARA SE SENTIR EM BUENOS AIRES

choripan

A Argentina está logo ali, não é mesmo? Nos últimos meses temos visto várias promoções de passagens aéreas para visitar los Hermanos. Mas não é sempre que dá para viajar e ficar 5… 7 dias por lá.

O bom é que, em Curitiba, a gente encontra um pedaço de Buenos Aires a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana.

Li ESSA matéria da revista Veja São Paulo que inspirou este post. A partir de agora, quando bater aquela saudade de Buenos Aires, é só sair por Curitiba.

argentina curutiba

1 – Está mais fácil encontrar cortes argentinos de carne em todos os cantos cidade. Além dos açougues gourmets, há vários restaurantes onde é possível comer bife ancho, chorizo e ojo de bife. Entre eles o Corrientes 348, que tem matriz em Buenos Aires, o La Linda (no Alto da Rua XV), o Pobre Juan (no Pátio Batel), ou ainda, o Tierra Del Fuego, que de vez em quando tem apresentações de tango durante o jantar.

Parrilla-corrientes

2 – As comidinhas típicas de nossos vizinhos, como os alfajores também podem ser encontradas em algumas cafeterias da cidade. O famoso Havanna tem quiosque no Shopping Palladium, Park Shopping Barigui e um charmoso café no Shopping Curitiba. Além deles, os famosos alfajores da Milka podem ser encontrados nesta loja de chocolates importados que falei AQUI!

havanna

3 – Quem é fã da cerveja argentina Quilmes, pode encontrá-la nos principais supermercados da cidade: Angeloni, Festval, Pão de Açúcar, entre outros. Além é claro, de alguns bares da cidade. E, inclusive, um bar argentino que é bastante procurado é o Choripan, nas Mercês. O nome Choripan vem do prato argentino de mesmo nome. “Chori” significa “linguiça” e “pan” em português é “pão”. O sanduíche que é feito com ingredientes selecionados, leva pão francês assado em forno a lenha recheado de vinagrete, o tradicional molho Chimichurri e linguiças artesanais em que o cliente pode escolher entre vários sabores.

choripan

4 – Os cremosos sorvetes da rede argentina Freddo, que nasceu no Barrio Norte em 1969, chegaram à cidade e abriram a primeira loja no Shopping Palladium este ano. Não estou falando DESTE  Freddo que você certamente já deve ter experimentado e que tem loja no Batel. Sim, existem 2 tipos diferentes de Freddos agora e Curitiba. O mais antigo, inspirado nos sorvetes italianos e agora, o argentino, que já tinha lojas em vários estados e só em janeiro chegou à Curitiba. O nome é o mesmo, mas os sorvetes, sabores e origens são diferentes.

O argentino você encontra no Shopping Palladium (Portão) e no bairro Batel (Rua Deputado Antonio Baby, 18) . Dentre os sabores presentes no Brasil estão tramontana (creme com doce de leite e biscoito coberto de chocolate), chocolate belga, brigadeiro (desenvovido especialmente para o país), amora, tangerina e Malbec (feito com vinho Malbec e frutas vermelhas). A sorveteria tem ainda linhas kosher e sem glúten.

freddo

5 – Assim como no Cemitério da Recoleta, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o mais antigo de Curitiba, fundado em 1853, no bairro São Francisco, agora também caiu no gosto dos curitibanos. Tanto que agora ele tem visitas guiadas pela pesquisadora Clarissa Grassi. Em três horas de passeio, ela mostra e conta as histórias e a arte dos túmulos do local. Músicos, artistas, intelectuais, empresários, políticos, milagreiros, arquitetura, geologia e arte tumular, tudo isso tem feito da visita guiada um sucesso. Há inclusive, lista de espera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mase@smma.curitiba.pr.gov.br.

 

(Fotos: Internet)

 

6 Responses to “CURITIBA – ROTEIRO DE 5 PASSEIOS PARA SE SENTIR EM BUENOS AIRES”

  1. avatar
    1
    Anônimo Says:

    Não conheço Curitiba. Dentro do meu objetivo de viajar mais pelo Brasil, é uma das minhas prioridades.

    Quem sabe não passo por aí em breve?

    Abraço!

  2. Ledinara Batista
    2
    Leidinara Batista Says:

    Venha! Você vai adorar a cidade!!!

  3. avatar
    3
    Restaurante Argentino no Centro de Curitiba | Ferias Now Says:

    […] tem diversos restaurantes argentinos, inclusive, citei alguns no post 5 Passeios para se sentir em Buenos Aires. No último fim de semana conheci mais um. Só que um pouco diferente dos mais famosos. Ele tem a […]

  4. avatar
    4
    11 Lugares para comer as gostosuras de Nova York sem sair de Curitiba! | Ferias Now Says:

    […] algum tempo fiz um post parecido com esse, só que falando de Buenos Aires. O post Roteiro de 5 Passeios para se sentir em Buenos Aires fez tanto sucesso, que muitos leitores me pediram para fazer de outros lugares […]

  5. avatar
    5
    shopping Says:

    O shopping Palladium não fica no Batel e sim, no Portão. Acho que você errou o nome do shopping no seu post.
    Grata!

  6. Ledinara Batista
    6
    Leidinara Batista Says:

    Edna, são duas lojas. Uma no Shopping Palladium e outra no Batel.

Leave a Reply