CURITIBA: O NOVO RAUSE CAFÉ E VINHO

DSCN4910

Hoje fui conhecer um ‘novo antigo’ xodó da cidade: o Rause Café e Vinho. Difícil achar um curitibano que não conheça o Rause, que, inclusive, foi eleito o melhor café de Curitiba pela revista Veja Comer e Beber 2014. Até aí nenhuma novidade, né?!

Tem sim! Acabou de inaugurar a primeira filial do Rause, no Batel, pertinho da Praça do Japão!

DSCN4910

Esta semana, quando estacionei na Rua Francisco Rocha, um bonito prédio recém reformado me chamou a atenção. É uma construção lindona, num espaço que tem bastante história na cidade: a Sociedade Beneficente dos Operários Batel.

Eu gosto de olhar pra uma construção e saber a história dela na cidade. Sempre que vejo algo que me chama a atenção, vou pesquisar a história. Já se tornou um hábito. E foi assim que descobri que ali já foi concentração de trabalhadores, gafieira de elite, baile de carnaval e até sede de time de futebol. Na época em que a Sociedade Beneficente foi fundada, o Batel era um misto de bairro residencial e industrial. Várias fábricas de erva mate, fósforo e gasosa (como os curitibanos chamavam refrigerante) ocupavam a mão de obra do bairro, o que justifica a fundação da sociedade operária na região. Há relatos que contam que nos bailes que eram realizados ali, tinham fiscais para impedir que os casais dançassem de rosto colado. Imagina…

Como era… (Foto: Novos Operários Batel)

Como era… (Foto: Novos Operários Batel)

… como ficou! (Foto: Internet)

… como ficou! (Foto: Internet)

Agora, muitos anos depois, o prédio foi recém restaurado e abriga a Nex Coworking, uma empresa que disponibiliza espaços de trabalho comunitário. E logo na entrada está ele: o Rause!!!

Com uma decoração descolada e aconchegante (característica deles já), o café é um irresistível convite para relaxar e saborear gostosuras, ao som de uma boa (e clássica) trilha sonora.

Cardápio

Cardápio

DSCN4913

DSCN4912

DSCN4914

Aproveitei o Coffee Week (evento parecido com o Restaurant Week, só que com cafeterias ao invés de restaurantes) para ir conhecê-lo. Mas acabei optando por um croissant que não estava no menu promocional. O melhor croissant que comi há anos! Uma delícia! Quentinho, macio, fofinho e ainda dá para escolher entre 4 opções de acompanhamentos: manteiga, Cream Cheese, geleia de frutas ou doce de leite. Eu optei pela geleia.
Minha amiga pediu um chocolate quente e super aprovou também.

IMG_20140816_095725

 

Faz menos de 2 meses que abriram esta filial. É quase do mesmo tamanho do outro Rause, mas dá a impressão de ser mais espaçoso. O horário de funcionamento também é diferenciado: abre um pouco mais cedo que a matriz, a partir das 8h.

Quem já é cliente da outra loja, não pode deixar de conhecer essa. E quem ainda não é, precisa conhecer as duas. Afinal, é o melhor café de Curitiba!

 

Onde fica?

Rua Francisco Rocha, 198 – Batel

Tel: (41) 3057-9462

 

 

 

 

 

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply