Crème Brûléé é um sabor que está em alta em Curitiba. Veio desde a Páscoa (2018) até o Natal, com bastante destaque. A sobremesa francesa que antes era pouco lembrada, tem sido vista com mais frequência nos cardápios de docerias da cidade.
Para quem nunca provou, o Crème Brûlée é uma sobremesa que leva creme de leite fresco, ovos, açúcar e baunilha (preferencialmente em fava), com uma crosta de açúcar queimado. Além da baunilha, é possível fazer releituras com outros sabores, que geralmente fica muito saboroso também.
Mas em se tratando da receita tradicional, com baunilha, atualmente há vários doces que levam esse sabor suave e delicioso.
Durante o mês de janeiro (2019) estou percorrendo alguns restaurantes da cidade para provar seus Crèmes Brûlées e eleger o meu preferido. Por isso, este post só vai estar totalmente finalizado após a minha pesquisa.
Por enquanto, vou listar 9 opções de doces onde vocês podem saborear a gostosura francesa.
.
1 – Brigadeiro
Na Anne Schuartz (@anneschuartz), durante a semana, é fácil encontrar o brigadeiro de Crème Brûlée. Redondinho, geladinho e com a crosta de açúcar queimado, igualzinho na sobremesa, ou até mais gostoso.

Foto: Anne Schuart (Instagram)
Alameda Pres. Taunay, 1045 – loja 4 – Bigorrilho.
.
2 – Sorvete
Existe sorvete de Crème Brûléé? Siiiim! Na L’arte di Gelato (@lartedigelato) ele é um dos sabores fixos da vitrine. Delicioso!

Foto: L’arte di Gelato (instagram)
Alameda Prudente de Moraes, 1281 – Centro.
.
3 – Tortinha
Recentemente encontrei uma releitura da sobremesa em forma de tartelete no Café do Paço. Tem geralmente nas terças-feiras. Com massa crocante, que desmancha na boca, ela leva o recheio de creme com um sabor mais suave do que a sobremesa em si. Porém, bastante saborosa.
E na Chokolat (@chokolatbistro) também tem uma tartelete de Crème Brûlée saborosíssima!

Foto: Chokolat (instagram)
Café do Paço – Térreo 189, Praça Generoso Marques – Centro.
Chokolat – Av. do Batel, 1190 – Batel.
.
4 – Cupcake
Nas quartas-feiras (é o único dia da semana que ela abre ao público), a Roberta Schwanke Gastronomie (@robertaschwanke_gastronomie) faz cupcakes de Crème Brûlée. Ela sempre divulga o cardápio da semana no Instagram e o cupcake é um dos doces que não podem faltar. E com sorte, é possível encontrar brigadeiro também. Delícia!
Rua Otelo Queirolo nº223, Sala 07 – Bigorrilho.
.
5 – Chocolate
Imagine um delicioso chocolate recheado com Crème Brûlée… a Cuore di Cacau (@cuoredicacaochocolateria) tem! Ele é em formato de trufa, recheado com ganache da sobremesa. E o chocolate ao leite traz o sabor caramelado característico do açúcar queimado. Na Páscoa, inclusive, tem ovo com a casca recheada. Fique atento!
E em alguns supermercados, como o Festval, também tem uma opção: o Lindt de Crème Brûlée em barra. Vale os R$ 20 que custa.

Foto: Cuore di Cacao (Instagram)
Cuore di Cacao – R. Fernando Simas, 347 – Bigorrilho.
.
6 – Bolo
Onde encontrar um bolo de Crème Brûlée? Eu te conto!
No Caffè Per Tutti, ele é um dos sabores que tem toda semana. O bolo é recheado com brigadeiro de limão siciliano e cobertura de Crème Brûlée. É só ficar atento ao Instagram (@cpertutti) que eles sempre postam no dia que tem.
Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 625, Loja 1 – Centro.
.
7 – Macaron
A união perfeita de dois doces franceses: macaron + Crème Brûlée! Não tem como não ser uma delícia, né?!
Essa gostosura tem durante a semana na Cheia de Graça Pâtisserie (@cheiadegracapatisserie), no Batel, ou ainda, por encomendas na Douce Vie Pâtisserie (@douceviecuritiba) e na Bebê Brigadeiro (@bebebrigadeiro). A combinação fica muito gostosa!
Cheia de Graça Pâtisserie – R. Bpo. Dom José, 2465 – Batel.
.
8 – Brownie
A Goodies Bakery (@goodiesbakery) conseguiu o improvável: transformar o Crème Brûlée em BROWNIE! E deu muito certo! Ele é um bolinho cremoso, com a cobertura de açúcar queimado e servido com uma deliciosa calda de frutas vermelhas. Combinação perfeita! Tem em todas as lojas.
Goodies Bakery – Av. Vicente Machado, 2012 – Batel. | R. Brasilino Moura, 382 – São Lourenço | e shoppings da cidade.
.
9 – Sobremesa
E essa é a parte que só será completada em fevereiro, depois que eu experimentar o Crème Brûlée em alguns restaurantes da cidade e eleger meu preferido. Enquanto isso, vocês podem acompanhar a minha ‘pesquisa’ nos stories do Instagram @curitidoce.
Porém, em se tratando de confeitaria/café, das que já provei até hoje, a melhor de todas está na Lilioui Sucrê (@liliouisucre), no Juvevê.
R. São Vicente, 77 – Juvevê
julho 30th, 2019 at 13:31
Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!