Crème Brûlée: doces que fazem a releitura da sobremesa em Curitiba

burullee capa

Crème Brûléé é um sabor que está em alta em Curitiba. Veio desde a Páscoa (2018) até o Natal, com bastante destaque. A sobremesa francesa que antes era pouco lembrada, tem sido vista com mais frequência nos cardápios de docerias da cidade.

Para quem nunca provou, o Crème Brûlée é uma sobremesa que leva creme de leite fresco, ovos, açúcar e baunilha (preferencialmente em fava), com uma crosta de açúcar queimado. Além da baunilha, é possível fazer releituras com outros sabores, que geralmente fica muito saboroso também.

Mas em se tratando da receita tradicional, com baunilha, atualmente há vários doces que levam esse sabor suave e delicioso.

Durante o mês de janeiro (2019) estou percorrendo alguns restaurantes da cidade para provar seus Crèmes Brûlées e eleger o meu preferido. Por isso, este post só vai estar totalmente finalizado após a minha pesquisa.

Por enquanto, vou listar 9 opções de doces onde vocês podem saborear a gostosura francesa.

.

1 – Brigadeiro
Na Anne Schuartz (@anneschuartz), durante a semana, é fácil encontrar o brigadeiro de Crème Brûlée. Redondinho, geladinho e com a crosta de açúcar queimado, igualzinho na sobremesa, ou até mais gostoso.

Foto: Anne Schuart (Instagram)

Foto: Anne Schuart (Instagram)

Alameda Pres. Taunay, 1045 – loja 4 – Bigorrilho.

.

2 – Sorvete
Existe sorvete de Crème Brûléé? Siiiim! Na L’arte di Gelato (@lartedigelato) ele é um dos sabores fixos da vitrine. Delicioso!

Foto: L'arte di Gelato (instagram)

Foto: L’arte di Gelato (instagram)

Alameda Prudente de Moraes, 1281 – Centro.

.

3 – Tortinha
Recentemente encontrei uma releitura da sobremesa em forma de tartelete no Café do Paço. Tem geralmente nas terças-feiras. Com massa crocante, que desmancha na boca, ela leva o recheio de creme com um sabor mais suave do que a sobremesa em si. Porém, bastante saborosa.

cc2

E na Chokolat (@chokolatbistro) também tem uma tartelete de Crème Brûlée saborosíssima!

Foto: Chokolat (instagram)

Foto: Chokolat (instagram)

Café do Paço – Térreo 189, Praça Generoso Marques – Centro.

Chokolat – Av. do Batel, 1190 – Batel.

.

4 – Cupcake
Nas quartas-feiras (é o único dia da semana que ela abre ao público), a Roberta Schwanke Gastronomie (@robertaschwanke_gastronomie) faz cupcakes de Crème Brûlée. Ela sempre divulga o cardápio da semana no Instagram e o cupcake é um dos doces que não podem faltar. E com sorte, é possível encontrar brigadeiro também. Delícia!

cc4

Rua Otelo Queirolo nº223, Sala 07 – Bigorrilho.

.

5 – Chocolate
Imagine um delicioso chocolate recheado com Crème Brûlée… a Cuore di Cacau (@cuoredicacaochocolateria) tem! Ele é em formato de trufa, recheado com ganache da sobremesa. E o chocolate ao leite traz o sabor caramelado característico do açúcar queimado. Na Páscoa, inclusive, tem ovo com a casca recheada. Fique atento!
E em alguns supermercados, como o Festval, também tem uma opção: o Lindt de Crème Brûlée em barra. Vale os R$ 20 que custa.

Foto: Cuore di Cacao (Instagram)

Foto: Cuore di Cacao (Instagram)

cc1

Cuore di Cacao – R. Fernando Simas, 347 – Bigorrilho.

.

6 – Bolo
Onde encontrar um bolo de Crème Brûlée? Eu te conto!
No Caffè Per Tutti, ele é um dos sabores que tem toda semana. O bolo é recheado com brigadeiro de limão siciliano e cobertura de Crème Brûlée. É só ficar atento ao Instagram (@cpertutti) que eles sempre postam no dia que tem.

cc5

Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 625, Loja 1 – Centro.

.

7 – Macaron
A união perfeita de dois doces franceses: macaron + Crème Brûlée! Não tem como não ser uma delícia, né?!
Essa gostosura tem durante a semana na Cheia de Graça Pâtisserie (@cheiadegracapatisserie), no Batel, ou ainda, por encomendas na Douce Vie Pâtisserie (@douceviecuritiba) e na Bebê Brigadeiro (@bebebrigadeiro). A combinação fica muito gostosa!

Cheia de Graça Pâtisserie – R. Bpo. Dom José, 2465 – Batel.

.

8 – Brownie
A Goodies Bakery (@goodiesbakery) conseguiu o improvável: transformar o Crème Brûlée em BROWNIE! E deu muito certo! Ele é um bolinho cremoso, com a cobertura de açúcar queimado e servido com uma deliciosa calda de frutas vermelhas. Combinação perfeita! Tem em todas as lojas.

cc6

Goodies Bakery – Av. Vicente Machado, 2012 – Batel.  |  R. Brasilino Moura, 382 – São Lourenço | e shoppings da cidade.

.

9 – Sobremesa
E essa é a parte que só será completada em fevereiro, depois que eu experimentar o Crème Brûlée em alguns restaurantes da cidade e eleger meu preferido. Enquanto isso, vocês podem acompanhar a minha ‘pesquisa’ nos stories do Instagram @curitidoce.

Porém, em se tratando de confeitaria/café, das que já provei até hoje, a melhor de todas está na Lilioui Sucrê (@liliouisucre),  no Juvevê.

R. São Vicente, 77 – Juvevê

cc3

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply