Cantina do Délio – 10 anos de história e com novidades no cardápio

cantina

Sempre que me pedem indicações de bons restaurantes para comer uma massa, a Cantina do Délio está entre as que eu indico. Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e que acaba de completar 10 anos, merece um post especial aqui no blog.

Eu conheci o Délio há muito tempo, na época em que eu produzia um programa de TV que tinha um quadro de culinária. Ele já era Chef e sempre preparava pratos maravilhosos. Tempos depois acabei conhecendo a Cantina, o bar CanaBenta, a Banoffi (que é da esposa dele) e o Estofaria (que hoje pertence ao sobrinho, Caio).

A Cantina do Délio, além de ter um cardápio primoroso, que acaba de ganhar novos pratos, também possui o selo Ospitalità Italiana, uma certificação de qualidade, emitida pela Câmara Italiana e pelo Instituto de Turismo da Itália Ou seja, é um restaurante onde você vai sabendo que irá comer muito bem.

O Délio não é o chef que está à frente da cozinha atualmente. Quem chegou há pouco tempo e é o responsável pelos novos pratos é o chef Claudinei Oliveira, bastante conhecido no cenário gastronômico de Curitiba.

E entre as novidades estão: a Insalata di Polpo e Frutti di Mare (polvo em mix de folhas verdes, acompanhados de lula, marisco e tomates frescos) e o Mignon Brie con Tagliatelle verdi (mignon preparado com o queijo e manteiga de sálvia). Pude experimentar esses e mais alguns pratos no jantar comemorativo dos 10 anos, onde o Délio recebeu alguns convidados. Inclusive, como o evento foi à noite, minhas fotos não ficaram à altura dos pratos, por isso, estou usando as fotos de divulgação para ilustrar.

Insalata di Mare (3)

Insalata di Mare (Foto: Hayza Ramos)

Mignon Brie (2)

Mignon Brie (Foto: Hayza Ramos)

Salmão grelhado

Salmão grelhado (Foto: Hayza Ramos)

Além desses, outro prato que me conquistou do início ao fim foi o Salmão grelhado. Sem contar o gnocchi, que é sempre uma excelente pedida.

E o grand finale fica por conta dos gelatos artesanais feitos pela Banoffi.

Gelato (2)

Gelato de Pistache e Chocolate (Foto: Hayza Ramos)

Lembram que eu comentei acima que a Banoffi pertence à Renata, esposo do Délio? Pois ela também é responsável pela receita mais famosa da torta que leva doce de leite e banana. A novidade agora são os gelatos, inclusive um dos sabores é a banoffi.

No jantar eu experimentei (e repeti a sobremesa, sem vergonha alguma de pedir) os sabores chocolate e pistache. Simplesmente divinos. Mas a Banoffi e suas delícias são assuntos para um próximo post.

delio evento

Noite de comemoração dos 10 anos da Cantina do Délio, com o casal anfitrião, Délio e Renata.

A Cantina do Délio está instalada numa casa de 1812, que mantém a mesma fachada de madeira da época. Um visual capaz de nos fazer viajar no tempo. Vale a pena conhecer!

Onde fica:
Cantina do Délio
Rua Itupava 1094, Alto da XV
Telefone: (41) 3078-0010.
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 0 horas. Sábado das 11h30 às 16 horas e das 18h30 às 0 horas. Domingo das 11h30 às 16 horas.

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply