A Fantástica Fábrica de Chocolate de… Colombo!

choco destaque

Quem é de Curitiba certamente já deve ter comido alguma vez ou visto os Tubetes! Os rolinhos de wafer recheados estiveram presentes na minha infância e continuam até hoje. E um dos meus desejos de criança era visitar uma fábrica de chocolates. Coincidência ou não, a primeira fábrica de chocolates que visitei foi justamente a pioneira na produção dos tubetes, a Barion.

montagem 1

Barion-12

Localizada do ladinho de Curitiba, em Colombo, a fábrica não é aberta a visitações, mas consegui um Golden Ticket para conhecê-la e poder mostrar aqui um pouquinho de como é a fantástica fábrica de chocolates da Barion. Já preparem o babador!
Tem esteira de chocolate? Tem! Tem torneira de chocolate? Tem!!!

Barion-3

Junto com a fábrica há também uma loja, que funciona durante o ano inteiro, com todos os produtos da marca sendo vendidos por um valor até 40% abaixo do que se encontra nos supermercados. E isso na Páscoa se torna uma grande tentação.

Fui recebida pela Fernanda e a Sônia, que me mostraram detalhadamente cada cantinho da fábrica. Logo na entrada fui seduzida pelo aroma do chocolate. Mas antes de chegar até ele, passamos pelas máquinas que produzem os wafers e os tubetes.

montagem 2

O wafer é utilizado em grande parte dos produtos da Barion. Ele é produzido no formato de uma lâmina grande e depois cortado de maneira apropriada para cada tipo de produto: discos, rolinhos, placas, etc. Ele é tão gostoso puro quanto recheado. Aproveitei para comer alguns quentinhos, recém-saídos da máquina.

montagem 4

Ali também são produzidos os cones para sorvete.

montagem 13

Quando chegamos ao fundo da fábrica, o autocontrole teve que ser mais forte. Imagine uma tubulação por onde ao invés de passar água, passe apenas CHOCOLATE. E o início dele é em um tonel gigante, onde o chocolate é derretido. Imaginem a cena. Ou melhor, não precisa imaginar, que nas fotos abaixo vocês poderão ver exatamente como é.

Barion-1

montagem 3

Uma parte da fábrica é toda dedicada aos ovos. A produção começa meses antes, quando eles produzem para outras marcas. E por último, já mais perto da páscoa é que eles começam a produzir os de marca própria. Sim, isso significa que tem marcas grandes no mercado que vocês compram – pagando mais caro – e que o chocolate é produzido ali, na Barion.

A produção dos ovos começa de um lado, onde as formas são preenchidas com chocolate e os tubetes que vão na casca. Em seguida, as formas vão para uma máquina onde o chocolate é resfriado. E só então eles passam por uma esteira e terminam no setor de embalagens. Ali, são embalados um a um, com agilidade e capricho.

Barion-20

montagem 6

Barion-24

montagem 7

montagem 8

montagem 9

Até me atrevi a embalar um ovo. Mas, quem me acompanhou no Snapchat (Feriasnow), no dia, percebeu que minha habilidade maior é a de COMER chocolate.

montagem 10

montagem 11

montagem 12

Além dos ovos e tubetes, tem outro produto pelo qual a Barion é bastante conhecida: o pão de mel. A receita foi criada pela bisavó do senhor Barion. Recomendo para quem ainda não experimentou, que experimente!

montagem 5

A marca Barion é antiga, já tem 55 anos. Em 2004 eles revitalizaram a linha de produtos e em 2013, a marca foi totalmente repaginada. Porém a qualidade se mantém como característica principal.

Eles trabalham com 4 frentes de negócio: food service, terceirização, varejo e lojas próprias. Na loja é possível encontrar desde os tubetes em embalagens família, como também o NutCream, Creme de avelã com cacau, numa embalagem de 3kg.
A fábrica não é aberta ao público, mas a loja da fábrica sim. Então, vale a pena chamar a família, os amigos e ir conhecer num fim de semana.

Barion-2

Barion-55

montagem 14

No dia da visita, presenciamos a produção do primeiro lote do novo produto, o Disk Wafer.

Barion-64

Onde fica:

Rua Carmen Zanon, 1736, Colombo.

Telefone:  41 – 3888.6185.

Site: www.saborbarion.com.br.

 

Fotos: Mais Doce Fotografia

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply