Alguns bairros de Curitiba são tão bonitos e convidativos, que merecem muito um passeio a pé por eles. E um desses é o Juvevê. Ali há muitos lugares bacanas para conhecer, principalmente gastronômicos. Por isso, neste post, vou falar sobre 5 deles, que se vocês ainda não conhecem, vale a pena anotar no caderninho para visitar!
A Rua Moysés Marcondes reúne lugares charmosos e alternativos que oferecem gastronomia deliciosa no bairro do Juvevê. Para ser bem exato, num raio de 300 metros a partir da Av. João Gualberto, há estabelecimentos que valem a visita, não só pelos pratos que servem, mas pelo atendimento, proposta e conceitos dos espaços.
O roteiro começa no Armazém Português, um bistrô com ambiente aconchegante, que é referência em gastronomia lusitana tradicional na cidade. Serve pratos típicos como o Bacalhau Dourado com Batatas ao Murro e o Bacalhau à Gomes de Sá. O Armazém também oferece uma linha de produtos congelados portugueses que podem ser levados para casa.
Onde fica:
Rua Moysés Marcondes, 440. Telefone: (41) 3311-2772.
A uns vinte passos dali, na Rua Moyses Marcondes, nº 405, fica a TASTY Salad Shop. O espaço e proposta contemporâneos são alguns dos atrativos da loja: ambiente moderno, aconchegante, informal e comida boa e saudável! A agilidade no atendimento, a ausência de garçons, a simplicidade, a despretensão e a sustentável possibilidade do próprio cliente fazer tudo sozinho fazem da TASTY um lugar original em Curitiba.
Lá, a salada é servida como prato principal. As combinações de hortaliças, legumes, nozes, proteínas e molhos justificam que elas sejam o carro-chefe da TASTY. O cardápio ainda tem sanduíches, entradinhas como Couscous,Risoto de Arroz Negro, tortinhas integrais, além de sobremesas e sucos naturais.
Onde fica: Rua Moysés Marcondes, 405. Telefone: (41) 3121-2221.
Depois do almoço, um cafezinho é sempre bem vindo. Então, uma passada n’O Barista é obrigatória! O Coffee Bar está localizado no nº 357 da Moysés Marcondes. O lugar, bem pequenininho e informal, serve um dos melhores cafés de Curitiba. A ideia do proprietário, Léo Moço – que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Barista, em 2013 – é oferecer café de qualidade a um preço justo para os clientes. Os grãos são selecionados pelo próprio Léo Moço e o café é servido também nas versões cappuccino, mocha, macchiato, latte e coado.
Onde fica: Rua Moysés Marcondes, 357. Telefone: (41) 3039-0076.
Saindo um pouquinho da Rua Moysés Marcondes, e a uma quadra do Barista, fica a Pantucci Trattoria. Localizada na Rua Barão de Guaraúna, 553, e com um ambiente bem acolhedor e charmoso, a casa tem no cardápio opções de massas artesanais, peixes, carnes e risotos.
Onde fica: Rua Barão de Guaraúna, 553. Telefone: (41) 3205-3883.
A última dica do roteiro não é gastronômica, mas um ‘achado’ da região: a marcenaria de Nathan McCartney. Criada pelo restaurador e designer de móveis australiano, lá Nathan faz customização de móveis e objetos, restauração, pinturas especiais e o reaproveitamento de materiais com muita criatividade. A marcenaria fica na Rua Barão de Guaraúna, 637, Casa 03.
Onde fica: Rua Barão de Guaraúna, 637, Casa 03. Telefone: (41) 980-4200.
Fotos: Patricia Lion.