5 Coisas para comer e beber em Curitiba

ctba

Quem vem a Curitiba se depara com um universo gastronômico sem fim. Inúmeras opções de coisas gostosas e diferentes para comer e beber. E algumas delas só tem aqui. Ou são pouco conhecidas em outras regiões do Brasil. O cupuaçu está para a Amazônia como o Pinhão está para Curitiba.
Eu, quando viajo, sempre procuro experimentar um pouco da gastronomia local, ou das coisas diferentes que só tem naquela cidade.
Pensando nisso, listei 5 coisas que, se você estiver em Curitiba, precisa provar e conhecer.

1- Pinhão
Ah! O Pinhão… Sou viciada em pinhão!
Aqui no Paraná temos uma árvore típica chamada Araucária (ou Pinheiro do Paraná). Essa árvore tem sementes em uma determinada época do ano, perto do inverno. Essas sementes são os pinhões!

pinhao cru

Pinhão (Foto: internet)

O pinhão é tão gostoso, que nós, humanos, não somos os únicos a consumi-lo. Alguns animais também precisam dele como alimento. Por conta disso, a colheita tem uma época própria.

É bastante servido nas festas juninas, ou em pratos, cozido, assado, em farofas e, até em doces, como o brigadeiro! E acredite, fica gostoso!
Quem visita Curitiba entre abril e junho não pode deixar de experimentar essa iguaria. É uma delícia!

o famoso

Brigadeiros de Pinhão, banana da terra e cachaça ( Foto: Divulgação)

2 – Carne de onça
Se alguém te oferecer Carne de Onça em um bar de Curitiba, não se preocupe, nós não matamos onças. Esse é apenas o nome de um prato típico da cidade, feito à base de carne moída crua. É feito à base de carne moída crua e sua forma de preparo e apresentação é bastante variada, mas quase sempre leva ovos caipiras, cebolinha, cebola e mostarda como principais temperos.

carne-de-onça

A tradicional Carne de Onça. (Foto: Internet)

onça 2

Uma opção diferente de Carne de Onça: feita com banana chips.

Aqui em Curitiba, a Carne de Onça simboliza, como poucos pratos, a mistura entre gastronomias de diversos países. Dependendo da forma como é preparada, a receita pode lembrar o Hackepeter, para os alemães; o Steak Tartare, para os franceses; ou ainda o tradicional quibe cru, para quem preza pela gastronomia do mundo árabe. Quem prova sempre aprova.

3 – Submarino
O submarino é uma bebida bastante conhecida em algumas cidades da região Sul do país. Em Curitiba é bastante famoso por causa do Bar do Alemão, localizado no Centro Histórico. Ali, o Submarino é vendido em uma caneca de chopp, com uma canequinha de porcelana contendo uma dose de Steinhäger dentro. Esta bebida tem origem no costume do imigrante alemão de tomar as duas bebidas simultaneamente mas não misturadas.

sub

Submarino aqui é servido assim. (Foto: internet)

As canequinhas são tão bonitinhas que todo mundo costumava levar pra casa. Percebendo isso, o bar agora disponibiliza elas, com os dizeres “Roubada honestamente!”. Acaba sendo um souvenir típico de Curitiba.

4 – Mimosa
Quando alguém te oferecer Mimosa, aqui em Curitiba, não significa que a pessoa está te oferecendo um pedaço de carne bovina. Mas sim uma fruta. Ponkan, mexerica, tangerina você vai comer em outras cidades e regiões do Brasil. Mas aqui, a fruta ganha o nome fofo de Mimosa.

mimosa

Mimosas, (Foto: internet)

5 – Gengibirra
E se alguém te oferecer gasosa Gengibirra, não se assiste. O nome é estranho, mas a bebida é gostosa. Trata-se de um refrigerante a base de gengibre. Curitiba é um dos pouquíssimos lugares onde você vai encontrar essa bebida. Isso porque a empresa Cini, fabricante da Gengibirra, está localizada na região metropolitana, em São José dos Pinhais. É bem comum encontrar a garrafa azul nos supermercados.

gengibirra

(Foto: Internet)

Esses são apenas alguns dos alimentos que mais remetem à Curitiba. Claro que há muitos outros.

Curitibanos, qual desses vocês gostam mais???
Turistas, qual desses vocês já comeram?

Me contem! Sou curiosa! hehe

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

2 Responses to “5 Coisas para comer e beber em Curitiba”

  1. avatar
    1
    5 Coisas para comer e beber em Curitiba - Agregador De Viagem Says:

    […] By Leidinara Batista […]

  2. avatar
    2
    Anônimo Says:

    Adorei o site, parabéns!!

    Eu queria muito experimentar o Pinhão, já que é tão típico! Você pode indicar algum lugar onde eles servem este prato típico de Curitiba?

Leave a Reply