10 Pontos Turísticos perto de Docerias incríveis em Curitiba

capa

Quem vem a Curitiba e já selecionou os pontos turísticos para conhecer, saiba que pode dar um Upgrade na listinha.
Curitiba é repleta de atrações turísticas, com parques, praças e bosques lindos e… vizinhos de docerias deliciosas.

Você pode conhecer o Jardim Botânico e terminar a tarde numa confeitaria. Ou ainda, ver o Museu Oscar Nemeyer e depois descobrir um jeito novo de comer maçãs. Quem sabe ainda, visitar o Parque Tanguá e descobrir um paraíso de chocolates e biscoitos?!

Boas opções não faltam e para ajudar, listei 10 mini roteiros que unem turismo e a doce gastronomia. Coloquei os endereços abaixo de cada mini roteiro. Mas ressalto a importância de dar uma olhadinha no horário de atendimento de cada estabelecimento, pois pode mudar em feriados. 

1 – Museu Oscar Niemeyer + Bosque do Papa + Mary Ann Apple Factory + Goodies Bakery

01
Esse é um passeio perfeito para ser feito durante a semana ou no sábado.
Você consegue ver dois pontos turísticos lado a lado e, ainda, saborear doces gostosos bem pertinho.

O Museu Oscar Niemeyer (que carinhosamente chamamos de MON) é um dos principais cartões-postais da cidade.

mon
Logo atrás dele está o Bosque do Papa, um parque construído em homenagem à passagem do Papa João Paulo II por Curitiba em junho de 1980. E também uma homenagem à colonização polonesa.

papa

Saindo dali, a poucos passos está uma confeitaria especializada em maçãs. A Mary Ann Apple Factory é parada obrigatória para quem adora doces diferentes. No cardápio, diversas opções de sabores de maçãs carameladas, cobertas com chocolate belga. Aproveite para comprar algumas para levar. (LEIA + sobre a doceria)

Um pouco mais para frente, está a Goodies Bakery, uma confeitaria especializada em mini cupcakes. Ideal para um café no final da tarde.

Percurso a pé

Percurso a pé

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Bosque do Papa – Rua Euclides Bandeira – Centro Cívico
Mary Ann Apple Factory – Rua Vieira dos Santos, 162 – Centro Cívico
Goodies Bakery – Rua Brasilino Moura, 382 – São Lourenço

.
2 – Torre Panorâmica + Bendita Boleria

02
Esse é um passeio perfeito para se fazer de terça a sábado.
A Torre Panorâmica é um dos pontos turísticos que sempre recomendo numa visita à cidade. Ela pode não ter muitos atrativos além da vista, mas vale a pena subi-la. Fica no ponto mais alto da cidade e tem um observatório, que permite uma linda vista em 360° da cidade.

Pertinho dali, em 15 minutos de caminhada, você chega à uma charmosa casa de bolos, a Bendita Boleria. É uma confeitaria sem grandes muvucas, porém com bolos deliciosos. Perfeita para o lanchinho da tarde.

15 minutos caminhando ou 5 minutos de carro

15 minutos caminhando ou 5 minutos de carro

Torre Panorâmica – Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês
Bendita Boleria – Rua Frederico Cantarelli, 551 – Bigorrilho

.
3 – Praça do Japão + O Famoso Brigadeiro

03
Passeio perfeito para a tarde de terça a domingo.
A Praça do Japão é uma das praças mais bonitas de Curitiba. Trata-se de uma homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram à cidade. A praça segue as linhas tradicionais dos jardins japoneses. Possui lago de carpas e 30 cerejeiras enviadas do Japão.

japao

Saindo da praça e caminhando por cerca de 700 metros, você vai encontrar uma doceria especializada em brigadeiros, que faz o melhor brigadeiro de Curitiba.

O Famoso Brigadeiro traz um cardápio todo com base no doce brasileiro. São mais de 26 sabores de brigadeiros enrolados na hora, servidos sempre fresquinhos. Além deles, uma boa dica é experimentar o bolo de cacau com cobertura de brigadeiro. Junto com um cafezinho, faz a alegria do dia.

10 minutos caminhando ou 5 minutos de carro

10 minutos caminhando ou 5 minutos de carro

Praça do Japão – Av. Sete de Setembro, s/n – Água Verde
O Famoso Brigadeiro – Av. Iguaçu, 2301 – Água Verde

.
4 – Jardim Botânico + Physalis Doceria e Café

04
Passeio perfeito para qualquer dia da semana.
O Jardim Botânico dispensa apresentações. É sempre parada obrigatória em Curitiba. Então, porque não casar ele com uma ida a uma confeitaria logo em seguida?
De carro, a 3 km dali está uma confeitaria diferente. Na Physalis você encontra aqueles famosos doces finos de casamentos e festas. Eles têm no cardápio um Menu Degustação de doces e outro de salgado. Além de uma vitrine repleta de opções saborosas. Experimente o docinho de melão. É uma delícia! (LEIA MAIS sobre a doceria AQUI)

3 km de carro

3 km de carro

Jardim Botânico – Rua Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico
Physalis Doceria e Café – Rua Oyapock, 677 – Cristo Rei

.
5 – Parque Tanguá + Ópera de Arame + Rose Petenucci

05
Para fazer de segunda a sábado.
O Parque Tanguá vale a visita a qualquer hora do dia. E se for no início da tarde, você consegue incluir na rota a Ópera de Arame e terminar com um delicioso café.

Onde hoje existe o parque, antigamente era um antigo complexo de pedreiras desativadas. Um passeio por ele exige um pouquinho mais de tempo, para fazer a parte de cima e a de baixo.

tanguaa

Saindo dele, a 10 minutos de carro, está uma confeitaria que é um verdadeiro encanto. Porém, antes dela, no meio do caminho, dá para aproveitar e conhecer o também famoso, Teatro Ópera de Arame.

Um dos símbolos mais emblemáticos de Curitiba, a Ópera de Arame acolhe diversos tipos de espetáculos e sua estrutura de arame sempre desperta curiosidade de quem está visitando a cidade. O passeio não demora muito tempo e logo em seguida, um delicioso café te espera.  (VÍDEO do Parque Tanguá e Ópera de Arame AQUI)

opera

A Rose Petenucci é uma loja de chocolates e biscoitos, onde também funciona um café. O lugar perfeito para um lanche no final da tarde e para comprar deliciosas lembrancinhas comestíveis. Experimente o famoso bolo de laranja!

10 minutos de carro. A Ópera de Arame está no meio do caminho.

10 minutos de carro. A Ópera de Arame está no meio do caminho.

Parque Tanguá – Rua Oswaldo Maciel, s/n – Pilarzinho
Ópera de Arame – Rua João Gava, 874 – Abranches
Rose Petenucci – Rua Elias Joaquim, 55 – Pilarzinho

.
6 – Bosque Alemão + Confeitaria Alemã

06
Pode ser feito em qualquer dia da semana.
O Bosque Alemão está onde antigamente era uma chácara particular e é o passeio perfeito para se fazer com crianças. Comece pela parte superior e vá descendo a pé, para que as crianças possam ir acompanhando a historinha de João e Maria, espalhada pelo bosque.

No meio do bosque está a Casa da Bruxa, onde no meio da tarde tem “Hora do Conto”. Ali, bruxas e fadas fazem uma leitura teatralizada de contos infantis.

alemao

Para encerrar (ou começar) o passeio com chave de ouro, não deixe de experimentar a Torta Alemã na confeitaria que tem no início do parque (na parte de cima). Pertence à Erika Biscoitos e Confeitaria. É pequena, mas a vitrine traz sempre boas opções de tortas e bolachinhas para presente.

A confeitaria está em na parte de cima do bosque.

A confeitaria está em na parte de cima do bosque.

Bosque Alemão – Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre

.
7 – Centro Histórico + Café do Paço

07
Passeio para ser feito de terça a domingo.
O Setor Histórico merece um passeio com mais tempo, para ser feito caminhando e apreciando as construções históricas, da época de fundação da cidade. É nele também que, aos domingos, ocorre a Feira do Largo da Ordem.

Ali também está a rua mais antiga de Curitiba, a casa mais antiga, o Solar do Rosário, a Casa Romário Martins (século 18), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1737), a Casa Vermelha e construções da segunda metade do século 19.

centrohist

Descendo sentido à Rua XV (também conhecida como Rua das Flores), você passa pela Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz ou Catedral Metropolitana de Curitiba, localizada na Praça Tiradentes, a praça onde está o marco zero da cidade.

pacoo

E logo ali, pertinho, está o Paço da Liberdade, sede da antiga Prefeitura de Curitiba e onde hoje funciona um complexo cultural.
É nele que está o charmoso Café do Paço, onde além do próprio café, você vai poder saborear muffins deliciosos.

07

percurso caminhando.

Centro Histórico – Rua José Bonifácio, 33 – Centro
Café do Paço – Praça Generoso Marques, 189 – Centro

.
8 – Passeio Público + Café do Viajante

08
Um bom passeio para se fazer em uma tarde, de terça a domingo.
Por falar na parte antiga da cidade, o parque mais antigo não poderia ficar de fora. Até porque ele é lindo e vale muito a visita.

O Passeio Público foi o primeiro zoológico da cidade e ainda preserva um pouquinho das atrações, como um terrário e o aquário. Ele concentra bastante exemplares da fauna e da flora de Curitiba. Lembra aqueles parques de antigamente, onde a família ia passear aos domingos.

Pertinho dali, a 700 metros, está um dos cafés mais bonitos que você vai encontrar na cidade. O Café do Viajante, como o próprio nome já diz, é todo inspirado em viagens. E serve boas opções de doces, além de contar com uma carta bem ampla de cafés. Experimente o brownie com calda de chocolate ou o bolinho de pistache com framboesa.

700 metros em 10 minutos caminhando.

700 metros em 8 minutos caminhando.

Passeio Público – Rua Carlos Cavalcanti, s/n – Centro
Café do Viajante – Rua Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico

.
9 – Parque Barigui + Santo Bolo + Mercadoteca

09
Outro cartão postal da cidade e parada obrigatória é o Parque Barigui, também conhecido como a praia do curitibano.

Ele está mais afastado do centro, por isso, uma boa dica é aproveitar o passeio e ir conhecer a Mercadoteca, um mercado gastronômico relativamente novo na cidade e que é concentras algumas boas opções de doces e salgados. Nela, você encontra o gelato cremoso da Gelataio, doces árabes do Al-Baba, doces portugueses na Doce Fado e um delicioso café com bolo no Degusto Café. Ah! E depois de comer um salgado, aposte no Crème Brûlée do Anis Presto.

mercadoteca

Porém, antes de chegar na Mercadoteca, dá para passar pela Santo Bolo, uma pequena loja de bolos bundt cake. A dica é experimentar o Bolo Banoffe, que leva banana, doce de leite e creme.

percurso de carro

percurso de carro

Parque Barigui – Av. Cândido Hartmann – Mercês
Santo Bolo – Rua José Izidoro Biazetto, 1210 – Mossunguê
Mercadoteca – Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê

.
10 – Santa Felicidade + Florybal + Gelataio

10
Almoçar em Santa Felicidade ainda é uma boa opção de passeio para os domingos.
O bairro de imigração italiana é famoso por concentrar cerca de 30 restaurantes e entre eles o Madalosso, que está no Guiness Book, o livro dos Records, com o título de “Maior restaurante das Américas”.

E estando lá, depois de uma boa massa, se ainda couber um docinho, o bairro italiano tem duas opções imperdíveis.
A marca gaúcha de chocolate Florybal tem uma loja temática ali, onde é possível comprar chocolates para presentear e ainda, se deliciar com o Fondue de chocolate branco com morangos.

Ali pertinho está também a Gelataio, uma sorveteria que você vai adorar conhecer. Terminar o passeio de domingo por Santa Felicidade degustando um gelato é uma boa maneira de começar bem a semana.

Passeio a pé

Passeio a pé

Florybal – Avenida Manoel Ribas, 5.480 – Santa Felicidade
Gelataio – Rua Angelo Stival, 145 – Santa Felicidade

Ledinara Batista

Ledinara é jornalista, blogueira e estudante de turismo. Curitibana que adora turistar pela cidade, descobrindo lugares novos. Principalmente se esses lugares tiverem doces, guloseimas e Nutella! Suas descobertas estão aqui, no blog Férias NOW, onde dá dicas para você tirar férias, nem que seja em pensamento.

Leave a Reply